18 agosto, 2011

"Vizinha dos diabos"

Cenas do nosso quotidiano:

4 horas da tarde. Calor abrasador, raios solares impiedosos, subimos a rua pela lado da sombra que os prédios desse lado permitiam. 

No nosso ângulo visual, na varanda dum 1º. andar, uma senhora na casa dos 38-40 anos varria a sua varanda de forma enérgica, atirando o seu lixo para a via pública e para cima de quem lhe passasse por debaixo, ou já lá estivesse, como era o caso do meu carro.

Se isto já era mau, o pior estava para vir: a senhora desaparece dentro de casa e volta passados alguns segundos com um balde na mão. De forma inopinada, sem sequer constatar se alguém passava no passeio da rua, despejou o balde no chão da varanda. Uma grande quantidade de água com sabão caiu na rua e alguma dela, em cima de dois carros parados junto ao passeio.

Quando chamada a sua atenção para o comportamento incorrecto e danoso do património alheio, reagiu com alguma indignação que: "mais era do que água". Quanto ao sabão, nem sequer o viu!

Palavras para quê? Estamos assim, estamos mal criados, mal educados, para além de cinzentos, agrestes e mal encarados...

Por esta nossa terra!


POR CÁ...

Andamos em desvario por ruelas,
Tropeçamos nas pedras da calçada,
Esgotados, corremos nas vielas,
Descansamos à sombra da ramada.

De novo ao alto, viramos no gaveto,
E continuamos a pé, pela avenida.
Sem saber, fomos dar a um beco,
Taipal de madeira, sem saída.

Errantes, vagueamos na rua,
que desembocava numa praçeta.
No meio, uma estátua de mulher nua,
Em lago de chão, de água seca.

Acima e abaixo, pelo empedrado,
Subindo e descendo tantas escadas.
No fim do dia e de corpo cansado,
Espraio-me no fofo das almofadas.

Passeatas urbanas ou campesinas,
De carro, bicicleta ou a pé.
Campos de trigo e água de mina,
Areia dourada da bela Galé.

Terra nossa, dádiva bendita,
da Mãe Natureza, agora aflita.
Estragamos depressa este naco de terra,
Destruímo-la como em tempos de guerra.


CARLOS MENEZES





Portugal Sub-20, que maravilha!

Portugal e a sua Selecção de Futebol sub-20 voltam a viver, 20 anos volvidos, o sonho de voltarem a ser Campeões do Mundo naquela categoria. Por agora, ainda se não ouve falar de pequenos géniozinhos, tipo João Pinto, Luís Figo, Rui Costa para só mencionar alguns, mas sendo, segundo os analistas, uma Selecção sem estrelas, que vale pelo seu colectivo, que se entrega como um todo e que a sua força maior reside na entrega e na humildade, devemos e podemos acreditar que poderemos chegar ao tão almejado titulo, apesar de o nosso adversário na Final se chamar Brasil.

Tenhamos fé na nossa rapaziada e façamos votos para que o último jogo, seja o tal, o primeiro grande jogo do resto da vida deles!