08 dezembro, 2009

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Na Dinamarca, mais própriamente em Copenhaga, estão reunidos os Senhores do Mundo, para encontrar soluções que resolvam os problemas das alterações climáticas que assolam já, em grande e grave escala, o Planeta Azul, a Terra, esta bola linda, algo achatada nos pólos que todos nós habitamos. Ela é nossa, não é de ninguém em particular, mas é pertença de todos e cada um de nós e é urgente: precisa de ser salva!

Temos que fazer tudo o que cada um de nós puder, e rapidamente, a fim de a mantermos viva e, concomitantemente, continuarmos vivos nós mesmos também; se nada fosse feito, os cataclismos naturais que enfrentaríamos, matariam milhões de seres humanos com furacões, sismos, tsunamis, inundações, arrastamento de terras e o desaparecimento de milhões de quilómetros quadrados de terra, junto às orlas marítimas, pelo galgar da água dos mares. Neste cenário verdadeiramente apocalíptico, cidades inteiras e milhões de vidas nas costas dos continentes, desapareceriam engolidos pelas águas.

O aquecimento gradual da Terra e o aumento das temperaturas do ar, para além de provocarem o degelo dos pólos, geram verdadeiras hecatombes florestais com o surgimento de fogos de proporções dantescas.

Convençamo-nos: os políticos têm que tomar medidas mas a primeira, começa em nós mesmos. Actuemos já, reciclemos, poupemos, não se gaste hoje, o que nos faltará amanhã. Para que os nossos filhos possam herdar o mesmo que os nossos avós nos legaram!