26 novembro, 2009

Ser Feliz, é o quê?


a magia da visão...


Uma lição de Vida!

Chama-se Zé Costa, é invisual, um pedação de corpo, enorme, um rosto sempre sorridente, claro, luminoso (?), alegre. Um linguajar fácil, não rebuscado, natural, quente e enleante. A faladura é um alegrete constante que nos leva rapidamente à gargalhada gostosa e prazenteira.

Tentei ajudar, evitando o esbarrar no poste que suporta a placa de trânsito. Debalde!

Uns passos atrás, tinha apanhado uma "sua referência" e sabia que "dali" até à passadeira, distavam 12 passadas. Chegado aí, curvava à direita, ficava virado de frente para a 'travessia' e, aí vai o nosso homem, dono do mundo, pleno de segurança, para o outro lado da rua.

Fala fácil, grande contador de histórias - com graça, muita! - conta anedotas, joga com adivinhas, coloca questões, entra em nós, familiariza-se através da palavra e do sorriso, arranca-nos largos risos, gargalhadas sonoras e a noção de que, afinal, as nossas agruras, as nossas tristezas, as dores, o sofrimento, os queixumes que nos ensombram o dia-a-dia, não têm, perante um Homem como este, nenhuma razão de ser. Nós temos (quem esteja num perfeito estado de saúde mental e física) é que dar graças pelo muito com que a sorte, o destino, a Providência nos bafeja.

Um dia destes, vou gostar e muito, de rever este Homem (aparentemente) feliz, sorridente, bem humorado e que é um verdadeiro exemplo para todos aqueles que se acham "donos da desgraça".