02 agosto, 2023

Mísseis contra "pão"

A Federação Russa bombardeou os portos Ucranianos banhados pelo rio Danúbio, tendo como primeiro fito, a destruíção pura e simples de cerca de 45.000 toneladas de cereais. A terem conseguido, a pergunta que nos atormenta é: quantas bocas por esse mundo fora vão ter que passar fome, para gaudio desse lunático louco e perigoso que dá pelo nome de Vladimir Putin?

Regra geral, alegam sempre que os seus ataques em solo Ucraniano têm como foco essencial, o aniquilamento de instalações militares, ou grandes áreas de armazenamento de munições. Infeliz e contristadamente, nada disso é verdade! Desde hospitais, escolas, infantários, blocos de habitação, estações ferroviárias apinhadas de gente, teatros, templos classificados como património mundial, tudo, mas mesmo tudo serve para destruír, atacar até que não sobre pedra sobre pedra, nada mais reste senão meros escombros, ruínas... onde por vezes, ficam corpos soterrados.

Malvado, tratante, hipócrita. Anda ele a condecorar, por estes tempos, viúvas de soldados russos mortos na frente de combate. Como este povo se encontra narcotizado!...

Francisco é Universal

O Papa Francisco está entre nós!

É um deleite escutar o seu primeiro discurso no Centro Cultural de Belém, e ouvir da boca deste Ser verdadeiramente transversal a todos os credos religiosos, tal é a sua postura verdadeiramente universalista, ouvi-lo falar, dizía-mos, de Sophia de Mello Breyner, de Fernando Pessoa, de Camões, de Amália Rodrigues... 

Fez ainda menção ao mar que nos banha e pelo qual fomos adentro à procura de "outros mundos", mencionou a nossa Lisboa como cidade que tem cheiros de flor e de mar... Enfim, o Papa Francisco é um cidadão do mundo o que faz dele, um Ser diferente, para melhor, de todos os outros que perfazem esta Humanidade que somos e na qual me inclúo. É um humanista, é um servo ao serviço da Igreja de Cristo, é um praticante do bem em todas as dimensões, é um pensador, é um ser profundamente reflexivo e observador da realidade que a todos envolve, é, em suma, um bom ouvinte. Ele ouve-nos com todos os sentidos, na verdadeira acepção da palavra. Ou seja, o que quer que seja que nos atormente, ele vai entender-nos, ele vai perceber o sofrimento em nós, ele vai fazer de tudo para nos ajudar.

Não-obstante toda a classe, toda a abrangência humanista deste líder, a Igreja Católica sofre por estes dias de males bem fracturantes. Há uma fuga de muitos dos seus praticantes, devido aos relatos quanto às verdadeiras atrocidades que foram cometidas no seu seio. O Papa Francisco recebeu estar tarde na Nunciatura, em Lisboa, 12 vítimas de abusos sexuais a quem, segundo os media, pediu perdão. Fez aquilo que um verdadeiro líder sempre faz: assumir os erros dos seus discipulos. Lamenta-se tão-sómente que outras vozes se não ergam seguindo-lhe o exemplo. É que o "silêncio dos restantes" é tão ensurdecedor!...

Papa Francisco é nosso!

Aterrou em solo Português um pouco antes das 10 horas da manhã de hoje.

Com ele viajaram de Roma a Lisboa, para além de 78 jornalistas e da tripulação do avião, uma mala cheia de grandes intenções, de grandes desígnios, de incontáveis "histórias" sobre humanismo, solidariedade, fraternidade, paz e enfim, toda uma mensagem do que é, ou deveria ser, a essência do Cristianismo: entrega, devoção, partilha, oração e amor pelos outros.

Francisco, o Papa, o Santo que para além de ser Homem, também é um Ser de eleição, um altruísta, um herói da Fé, um guerreiro de causas que arrosta contra tantos outros poderes, quer dentro quer fora da Igreja, deixou, como é seu timbre, recados profundos ao Mundo, nomeadamente sobre as migrações, sobre os abusos sexuais na Igreja, sobreo ambiente, sobre a eutanásia, sobre a pobreza, sobre a falta de habitação para os mais novos, sobre o envelhecimento dos Povos, sobre a carência demográfica no mundo ocidental... Francisco é um Homem de Deus, é um predestinado pelo Senhor para Dele ser seu legítimo e verdadeiro representante.

Pois, é deste Papa Francisco, o Eleito dentre todos os eleitos, que hoje nos orgulhamos de estar em solo Luso, de pisar este chão que sendo nosso, também o é de todos aqueles que vierem por bem,  e que vai continuar entre nós até ao próximo Domingo, dia 6, acompanhando esta celebração denominada de  "Jornadas Mundiais da Juventude", que trouxeram até nós muitas centenas de milhar de jovens de todas as latitudes deste nosso belo planeta, casa comum de todos nós, independentemente da fé que professemos. Sede bem-vindo Papa Francisco!