23 janeiro, 2023

Educação - Serviços Mínimos?!...

Os Professores e todo o pessoal afecto à Escola Pública estão na rua...

Cansaram-se!!!

Esgotados, com esgares de grande frustração e infelicidade estampada no rosto, por não verem a sua função dignificada, respeitada e, devidamente remunerada face ao muito, mas mesmo muito, que ao longo de décadas têm dado ao ensino, à instrução, à passagem do saber e do conhecimento às gerações que pela Escola têm passado. Gritaram um "basta" e lutam afincadamente por um futuro melhor.

Há 6 anos e meio de trabalho prestado todos os dias, que a Tutela recusa liminarmente contar, não só para a progressão na carreira, mas e, também, para a reforma que há-de chegar. Grassa um descontentamento generalizado em matérias tão fulcrais como sejam a vinculação, a deslocação, a remuneração, a burocratização constante da profisssão, o facilitismo exponencial em que de ano para ano, se vai degradando a qualidade do Ensino, se vai minando por dentro e por fora, todo um alicerce absolutamente essencial, para o crescimento em capacidades e qualificações dos que estão agora a chegar à vida.

O Ministro João Costa "ameaça" todos os Profissionais da Educação ( Professores, Auxiliares, Técnicos, Psicólogos, Especialistas em Educação Especial...) com a imposição de serviços mínimos. Mas, o que são Serviços Mínimos na Educação? Sim, expliquem-nos lá que raio de manigância é que se preparam para implementar?

Segundo informação de um dos Sindicatos (S.T.O.P.) preparam-se para:

Os Professores terão que leccionar 3 tempos lectivos/dia;

Os Professores do Ensino Especial terão que acompanhar os alunos que desse acompanhamento precisem, a tempo inteiro;

Os Técnicos/as Operacionais de portaria, de cantina, de ginásio, dos corredores, enfim, TODOS, terão que estar a tempo inteiro (há refeições para preparar, salas para limpar, casas de banho para higienizar e corredores para passar a pano)

Ficamo-nos por aqui, embora haja outros Técnicos como Psicólogos, Informáticos e por aí adiante, que terão, igualmente, de marcar a sua presença.

Enfim, sendo o Direito à Greve uma conquista da Democracia, quer-nos parecer que aquilo que o sr. Ministro se prepara para implementar, caso os Professores e todos os restantes profissionais do Ensino continuem a manifestar a sua indignação, face à inacção dos sucessivos Governos desde há décadas, não passa de um atentado à Democracia, não é mais do que um mero acto de um qualquer regime ditatorial ou autocrático. Como pode sequer atrever-se este Ministro a manifestar tais intenções??? Se o Tribunal Arbitral lhe vier a dar respaldo, estará aberto, infelizmente, o caminho para uma das manchas mais negras da nossa vida colectiva!