09 agosto, 2012

Das caravelas às canoas

Já lá vai o tempo das caravelas. Já passou a era das naus. Hoje já não há mais mundos para descobrir. O planeta não é mais que uma aldeia global. Da grandeza de outrora até à singeleza do agora. 

Enalteça-se o feito, a grandiosidade, a "salvação da pátria", ou, o mero "salvar de face". O que a dupla de canoístas portugueses conseguiu com a  conquista da medalha de prata para o nosso país é digno de realce e dos mais rasgados elogios. Viva a canoagem portuguesa!

Fogos e morte

E assim se perdeu mais uma vida!

Desapareceu hoje do mundo dos vivos um bombeiro da corporação de Figueiró dos Vinhos. Desapareceu da vida ao lutar heroicamente contra o fogo que lavrava ferozmente engolindo floresta e ameaçando bens e vidas de populares. Foi-se um Homem bom, nobre, altruísta. 

Para além da consternação dos seus colegas de corporação e de quase vinte anos de lutas em comum, hoje há toda uma família que chora a morte do seu ente querido. Quem condecora, mesmo que a nível póstumo, um Homem destes? Quem ajuda toda uma família que assim perdeu o seu esteio? E, já agora, quem pune exemplarmente aqueles que de forma traiçoeira e cobarde, ateiam fogo às matas e recebem como medida de coacção, após serem ouvidos por juiz, uma singela apresentação no posto da G.N.R. lá da vila ou cidade do interior?