21 agosto, 2011

Moderação e bom senso, sim?

As Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid chegaram ao fim. E, chegaram ao fim com alguns episódios de permeio menos edificantes.

Refiro-me, em concreto, à actuação da polícia de choque, de intervenção que, em imagens passadas hoje em televisão e já a circular no YouTube/Internet, exagerou, excedeu-se, tendo batido em gente a esmo e de forma muito agressiva e dominadora. A carga policial exerceu a sua pressão nos limites do admissível, já que "bastonou", mulheres, jornalistas e até, pelas costas, um homem que tudo aquilo que fez, foi tentar tirar dali a sua companheira que estava de ânimos algo exaltados.

Todos sabemos que numa proporção de 1 para 10 - que é o que normalmente acontece nas intervenções da polícia de choque em motins sociais - a ordem é: "bate primeiro, pergunta depois". Mas, nos casos ora vistos, não havia desacatos num raio de 20-30 metros, as pessoas estavam isoladas, separadas do "grosso da coluna", sem razão óbvia, portanto, para serem agredidas à bastonada ou a soco daquela maneira.

Tudo o que é excessivo, desproporcionado e desadequado é um ERRO. E, ultimamente, têm acontecido erros demasiados. Ora por falta de actuação atempada, ora por excesso dela.

A frase do dia!

"HÁ DOMINGOS QUE EXIGEM MUITA PACIÊNCIA"

In site do "Sapo", após empate do Sporting sem golos com o Beira Mar.

Vice Campeões do Mundo!

Parabéns Rapazes!
O vosso trabalho, o vosso engenho e o vosso talento merecem o nosso apoio e o nosso reconhecimento.

O País está orgulhoso de todos vós. Muito obrigado!

Água, que qualidade?

No seguimento do penúltimo post, por falar em ÁGUA, uma noite destas em horário nobre, a "SIC" apresentou a "Grande Reportagem" englobada no seu espaço noticioso.

De parceria com o responsável da 'Quercus', foram por esses concelhos de Portugal analisar a qualidade da água servida nas torneiras aos Portugueses. E o resultado foi catastrófico! Desde as Ilhas ao Continente, há Juntas de Freguesia, há Câmaras Municipais cujos responsáveis foram confrontados, em directo, com resultados feitos no momento, deveras preocupantes. Os que deram a cara, mostraram uma confrangedora ignorância sobre a temática. Mas, confrangedora foi também, a posição do responsável máximo da Entidade Reguladora da Água que, supostamente, tudo deve controlar a nível do país real, e total - a "ERSAR". Para este responsável(?), 98% do território nacional tem água de boa qualidade, conforme consta dos relatórios elaborados por gente/técnicos de gabarito, segundo ele.

Só uma pergunta, que aliás foi posta no ar na reportagem televisiva: "mas, afinal, de que país é que estamos a falar?" Malvados sejam estes relatórios que só contam para a maldita estatística!