21 agosto, 2011

Moderação e bom senso, sim?

As Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid chegaram ao fim. E, chegaram ao fim com alguns episódios de permeio menos edificantes.

Refiro-me, em concreto, à actuação da polícia de choque, de intervenção que, em imagens passadas hoje em televisão e já a circular no YouTube/Internet, exagerou, excedeu-se, tendo batido em gente a esmo e de forma muito agressiva e dominadora. A carga policial exerceu a sua pressão nos limites do admissível, já que "bastonou", mulheres, jornalistas e até, pelas costas, um homem que tudo aquilo que fez, foi tentar tirar dali a sua companheira que estava de ânimos algo exaltados.

Todos sabemos que numa proporção de 1 para 10 - que é o que normalmente acontece nas intervenções da polícia de choque em motins sociais - a ordem é: "bate primeiro, pergunta depois". Mas, nos casos ora vistos, não havia desacatos num raio de 20-30 metros, as pessoas estavam isoladas, separadas do "grosso da coluna", sem razão óbvia, portanto, para serem agredidas à bastonada ou a soco daquela maneira.

Tudo o que é excessivo, desproporcionado e desadequado é um ERRO. E, ultimamente, têm acontecido erros demasiados. Ora por falta de actuação atempada, ora por excesso dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário