23 março, 2010

Polícia à caça!

Fui multado por um polícia!
Entrei num corredor "BUS" no qual entro muitas vezes. Eu e dezenas/centenas de outros utilizadores daquela artéria.
O local: entrada na Av. Fernão de Magalhães, virando à esquerda, rumo ao Campo 24 de Agosto, provindo da Praça das Flores.
O porquê de ser "caçado": Há uma proibição temporária entre as 7 e as 10 horas da manhã; normalmente, uso aquela artéria à tarde, nunca naquele intervalo horário.
Por hábito, porque maquinalmente já fiz aquela entrada/manobra dezenas de vezes, entrei pleno de confiança uma vez mais. E zás!, levei na cabeça, fui caçado à má fila.

Não discuto a justeza da multa, cometi uma infracção. Fui distraído, nunca reparei na limitação que consta do sinal. Não há nada a fazer senão aquiescer de cabeça baixa num "mea culpa" interiorizado e pagar.
O que discuto é o posicionamento físico, 500 metros após a entrada, do agente e da sua brilhante moto semi-atravessada na faixa.
O que discuto é a sua postura (que, aliás, lhe manifestei) naquele local, e não 500 metros antes, de forma a ter uma função preventiva em vez de sancionatória.
O que discuto é esta desfaçatez, é esta caça desenfreada à infracção para aplicar multa pecuniária.
O que discuto é que antes de "acontecer" a polícia devia "prevenir para que não acontecesse". Prestava um melhor serviço à sociedade e libertar-se-ia para outras tarefas...
Enfim, as ordens devem ser mesmo estas: colectar, receber, 'empochar' que os impostos directos, mais os indirectos, não vão chegar para tanto "buraco" tapar!...