22 maio, 2014

Riqueza mal distribuída

O Real e o Atlético de Madrid vão jogar este Sábado a Final da Champions League na nossa Lisboa, cidade escolhida pela Uefa para palco deste jogo.

A loucura colectiva entre espanhóis, e não só, é isso mesmo: uma loucura!

Já não hotéis vagos desde Elvas até Lisboa. Pagam-se pequenas fortunas por uma dormida na capital, e não é preciso sequer que se fale em unidades de 5 estrelas. O aeroporto da Portela vai bater o seu recorde de aterragens e descolagens com cerca de 740 aviões nas plataformas a movimentarem-se de dia e de noite. 30.000 espanhóis estarão no estádio com bilhete, mas há cerca de 60.000 mais que vêm para Lisboa sem o papelinho mágico. Para além destes, há mais cerca de 30.000 outros que se deslocarão de carro, ou seja, poderemos ter em Lisboa neste fim de semana à volta de 120.000 almas do país vizinho, a comer e a beber, a gastar e a deixar na banda de cá cerca de 46 milhões de euros, segunda as últimas estimativas...

É bom para o nosso comércio, para a nossa restauração, para a nossa hotelaria, para a nossa rede de transportes, mas não deixa de merecer alguma reflexão: num mundo em crise, tamanho dispêndio dá que pensar. Afinal, só confirma aquilo que já sabemos todos: isto está muito mal distribuído!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá lá, escrevinhe à vontade!