Há uns anos a esta parte, tinha eu a mania que a cultura, estudos superiores, passagem por instituições universitárias, faculdades, maiores níveis de ensinamento e de aprendizagem, geravam melhores Seres, melhores Homens e Mulheres, mais capazes, mais enculturados, mais "artilhados" para os desafios do dia-a-dia, mas, essencialmente, pensava eu, Seres melhores, com mais saber, mas também, mais moral, mais ética, mais postura perante os outros, mais "saber estar" na sociedade e no social.
Por essa altura, tinha alguém em casa que frequentava este 'millieu' e qual Frei Tomás, muitas vezes fiz a minha prelecção, cheio de garra e de convicção acreditando piamente naquilo que dizia.
Quão enganado estava!!!
Nos corredores de algumas faculdades, as pessoas são pouco mais que estranhos e quando são algo mais, são inimigos fidagais, temendo que o outro lhes roube o lugar que ocupam. Vai daí, trata-se mal, hostiliza-se, insulta-se em público; o de grau superior espezinha o imediatamente abaixo...
E cá fora, no mundo de todos nós: quantas vezes já tropeçamos em Seres que, sem preparação especial académica alguma, são infinitamente melhores pessoas, melhor concebidos, com outros padrões de moralidade, de civismo, de urbanidade bem acima de muitos catedráticos e de muitos "importantes de pacotilha" que por aí enxameiam?
... que os pariu, estou farto de aturar 'gajada' que não tem sequer cú, para lhes dar um chuto no dito...! daaassseeee!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Vá lá, escrevinhe à vontade!