27 outubro, 2015

A Educação começa em casa

Um catraio de 14 anos, um miúdo de tenra idade, ou uma criança tão-sómente, agarrou numa arma e entrou numa sala de aula ameaçando quem se lhe deparou. Aconteceu num colégio em Cernache, Coimbra, e não deixa de nos espantar como é que uma arma carregada aparece assim nas mãos de um menor. Que Pais é que deixaram escapar desta forma a vigilância e o recato de um instrumento deste calibre, capaz de lançar a dôr e a morte sobre si próprios ou sobre os que lhes estão por perto?

Está na moda, faz parte da actualidade, é dos livros e destes tempos que vivemos, que as criancinhas podem tudo, sabem tudo, gritam com todos, insultam todos e agridem a torto e a direito porque sim, porque lá em casa é assim e a Mãezinha, e o Pai e a Avó e por aí fora, acham muita graça.

Conheço quem lida com crianças de tenra idade em jardins de infância, e é absolutamente inacreditável o que se passa com algumas crianças de 5-6 anos que estão já num processo de socialização em que se assemelham a verdadeiros monstrinhos, tal a capacidade que já demonstram com colegas e adultos, para a prática permanente de uma alegada maldade genética, se é que tal existe?...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá lá, escrevinhe à vontade!