21 abril, 2025

Papa Francisco, vela por nós!

Francisco, o Papa do sorriso e da alegria, como da solidariedade e da palavra amiga, sempre, em todo e qualquer contexto partiu. Regressou à Casa do Pai Celestial, donde continuará a emanar, certamente, este sentimento de grande saudade que nos invade e nos preenche a alma. 

Não está mais entre nós. Passou a fazer parte do Divino, do Eterno. Está com certeza, na presença do Pai e com Ele vai continuar o trabalho terreno que vinha desenvolvendo ao longo dos 12 anos do seu Pontificado.

O Mundo perdeu uma voz, a um tempo serena e a outro, eivada de firmeza e clarividência em que quotidianamente, apelava aos senhores do poder, aos tiranos e caciques que controlam a Humanidade que somos, no sentido de que aqueles pudessem aprender a ser capazes de olhar os Povos que estão sob o seu jugo e que se encontram sob a ameaça do seu extermínio, de por uma vez, pararem com o ataque, com a mortandade que vão infligindo de forma impiedosa a todos os que se lhe opõem.

Homem de causas, defensor dos Direitos Humanos e das Mulheres, em particular, arrostou contra muitos dos que habitavam e habitam ainda, a Cúria Romana no seio do Vaticano.

Despido de vaidades, fez da humildade, da generosidade, da partilha, da intervenção social,  dos seus dixotes à política, da sua abertura a todas as religiões, do seu ideal reformista de uma Igreja mais virada para as Pessoas do que para os bens materiais, fez de todas estas qualidades o alicerce do seu Tempo à frente dos destinos da Fé Católica.

Onde quer que estejas, para onde quer que tenhas ido, não te esqueças: Vela por nós!

18 abril, 2025

Nuno Guerreiro...

Nuno Guerreiro foi uma das vozes mais distintivas dos últimos 30 anos do panorama musical Português.

Começou por integrar a banda "Ala dos Namorados" com quem rapidamente se distinguiu, para prosseguir a sua carreira mais tarde, enveredando por fazer o "caminho" a solo.

Dizem os que com ele privavam que era de uma lealdade e generosidade a toda a prova. Amigo dos de verdade, de todos aqueles que lhe passaram por perto, que com ele trabalharam, ou, simplesmente, que tiveram a felicidade de estar nas suas cercanias, nem que tenha sido por um pequeno espaço de tempo.

O Nuno Guerreiro foi de abalada. Já não se encontra entre nós. Partiu em definitivo deixando no ar esta sensação de que, afinal, ele estava bem no espaço que ocupava, ele estava bem naquilo que fazia e como o fazia. O mundo da música em Portugal, acaba de perder um dos seus melhores. Que lástima! Vamos sentir a sua falta