29 dezembro, 2012

"Pedro", responda pf!

O Secretário de Estado da Saúde de seu nome Leal da Costa proferiu  afirmações dignas de "iluminado" de tempos idos ao sensibilizar os portugueses para prevenirem a doença de forma a minorar a despesa pública com os custos da Saúde (SNS). Mais informou ser dever dos cidadãos tudo fazerem para conseguir tal desiderato.

Há três perguntas que me não cabem na cabeça:
1 - Será que qualquer mortal que adoece inopinadamente não preferiria estar de boa saúde?
2 - Será que os dinheiros de todos nós que políticos, gestores e administradores da coisa pública desbarataram de forma desastrada e criminosa, não deveriam ser responsabilizados/criminalizados e irem parar com os costados à cadeia? 
3 - Já agora, só mais uma: para quando legislação que responsabilize os membros da classe política por atropelos à lei como qualquer outro cidadão? 

Sporting, c'os diabos!

Sporting, ciao, arrivaderci, good bye, à tout à l'heure, adios, "kuklin chaia", tudo o que signifique ADEUS, em todos os idiomas do Universo, aplica-se com propriedade a este grande do futebol português, no momento (25 min. da 2ª. parte) em que perde em Vila do Conde por duas bolas a zero.

Vergonha masculina

A India, país emergente, um verdadeiro continente tal a sua ordem de grandeza em área geográfica, em densidade populacional, em riqueza e miséria que coabitam lado a lado,  grande país de muitos contrastes, muitas culturas e muitos desastres também, quando se trata do respeito pela dignidade humana.

Vem isto a propósito da morte de uma mulher jovem de 23 anos que foi barbaramente violada por seis homens(?) dentro de um autocarro. A brutalidade dos energúmenos, destas feras à solta foi de tal ordem que a jovem sucumbiu.

Afinal, o grande país, a grande metrópole de um país em "boom económico" tem no seu seio homens de instintos tão ou mais animalescos, que verdadeiros orangotangos ou gorilas, animais de força bruta de grande perigosidade que convém manter em cativeiro. Faça-se o mesmo a estes 6 símios e enjaulem-se estas feras para bem da Humanidade.

28 dezembro, 2012

Aumentos em flecha

Vamos lá aumentar isto rapaziada...

Se quiser verificar o que sobe e quanto sobe, clique no link acima.

1 de Janeiro é sinónimo de aumento generalizado em bens de consumo e serviços. Dizem os que aumentam que é o "acerto com o novo valor previsto para a inflação, estimada pelo Instituto Nacional de Estatística". Já agora, que os acertos são sempre para cima, porque não fazer alguns acertos para baixo? Tudo aquilo que esteja em queda, por diminuição do poder de compra ou, simples economia familiar, porque não baixar, ou melhor dito, harmonizar o seu custo de acordo com a realidade? Estou a lembrar-me, por exemplo, das portagens de autoestrada e ex-scut. Quando a falta de carros a passar é significativa, não seria mais assisado baixar os custos de forma a motivar os portugueses a voltarem a utilizar estradas que se encontram "às moscas"? É só uma ideia...

26 dezembro, 2012

Sinistralidade na estrada

7 mortos e tantos feridos...

A operação de fiscalização das nossas estradas nesta quadra do Natal levada a cabo pela GNR, apesar das muitas chamadas de atenção para os cuidados a ter, não foi o sucesso que todos almejávamos e perderam a vida alguns portugueses, enquanto outros ficarão com graves sequelas para o resto das suas vidas. Porque somos tão loucos quando ao volante, porque somos capazes de tanta manobra sem sentido e da mais absoluta irresponsabilidade? Porque havemos de continuar a morrer desta forma tão estúpida? Até quando!?

Políticos, que chatice!

Enquanto Passos Coelho diz no "Facebook" "que este não foi o Natal que merecíamos...", António J.Seguro afiança que 2013 não será fácil e que a culpa é do Governo.

Mas que grandes novas as destes arautos da desgraça! O primeiro diz uma verdade de "La Palisse", como se todos nós não soubéssemos que ninguém, mas mesmo ninguém merece ser espoliado daquilo por que trabalhou, descontou ou, amealhou. O outro por dizer de forma fastidiosa, cansativa e irrealista que a culpa é sempre dos outros. Coitado deste espírito impoluto que jamais fará - quando chegar ao poleiro se verá, a mais pequena tropelia para quilhar o desgraçado do "portuga". Gosto tanto destes dois...

Já agora e para que não restem dúvidas a ninguém, abomino o "Menino das Feiras" de boné ridículo na carola e que agora virou Ministro, como de igual forma não morro de amores pelos Jerónimos e Fazendas do nosso espectro político. Porque necessitaremos nós de uma data de medíocres para governar as nossas vidas? Responda quem souber!

25 dezembro, 2012

Frases sem amanhã

Passos Coelho está neste preciso momento a dissertar na RTP1. Creio que se trata daquilo que se convenciona chamar de "mensagem de boas festas". Blá-blá-blá e mais blá-blá-blá. Vou desligar o televisor!

Estamos sós, cada vez mais sós!

Já passou, já lá vai, para o ano haverá mais.
O Natal, e mais concretamente, a noite de Consoada e toda a azáfama a ela inerente, quer se trate da dádiva de presentes, quer se trate da formulação de bons votos àqueles de quem mais gostamos, já não é o que era, e isto, porque a relação humana entre vizinhos, colegas de trabalho, amigos e até com a própria família, está em rápida transformação e as mudanças não são para melhor.
Estamos cada vez mais virados para dentro de nós mesmos, convivemos pouco uns com os outros, utilizamos em demasia a internet e as redes sociais para "falarmos", enfim, vamos matando alguns hábitos que nos mantinham na crista da onda e nada fazemos para inverter a situação. Crianças há, cujos pais jamais lhes falaram em telefone fixo, televisão a preto e branco, ou brinquedos de madeira...
Evolução será isto?

24 dezembro, 2012

Natal 2012

É Natal outra vez!
Revendo imagens que passam nos vários canais televisivos, e digo revendo porque elas vão-se repetindo infelizmente, vejo pessoas sentadas à mesa em refeições servidas para centenas de seres que, mais não são que momentos de solidariedade para com tantos e tantos que, cada vez menos têm.

Juntam-se voluntários para servir, para confeccionar os alimentos, afadigam-se para dar o melhor de si. Benditos sejam estes seres que não regateiam esforços para servir os mais necessitados.

Ainda bem que estas Organizações existem, que as pessoas se unem, que aparecem os bens necessários para que os momentos se efectivem, mas..., é isso, não passa de momentos. A crise social que ora nos bate à porta está para lavar e durar, e mais dias haverá em que a fome será companheira privilegiada de tantas e tantas horas, de tantos dias; a menos que, nos estribemos naquele famoso dito que não passa de uma falácia em que se diz: "o Natal é sempre que um homem quiser...". Mas, lembramo-nos tão pouco!

18 dezembro, 2012

À traição!

Newtown é uma pequena cidade do estado do Connecticut. Infelizmente, vai  ficar na nossa memória como um local de carnificina horripilante praticada por um jovem contra a própria mãe, contra vinte crianças de tenra idade e contra cinco outros adultos que pereceram no seu acto de loucura.

Existem em solo norte americano, 9 armas por cada 10 indivíduos. É urgente que a "lei das armas", seja urgentemente revista para que momentos como este não se repitam, nunca mais!... 

12 dezembro, 2012

Educação, cidadania

Um carro cheio de homens jovens. Daqueles tipo boné com pala ao lado, camisola caveada para mostrar as tatuagens e argolinha pendurada nas orelhas. Passam de prego a fundo e o pendura estica o braço fora da janela e abre a mão: arrisco dizer que cerca de uma centena de pequenos papeis esvoaça no ar e conspurca o alcatrão, o passeio, toda a envolvente. Precisamos urgentemente de mudar este tipo de comportamentos. Precisamos urgentemente de lições de cidadania para  bem de todos, e dos prevaricadores também.

12-12-12!

Que data, esta de hoje. 12-12-12 - dia 12, do mês 12 e do ano da graça de 2012. Bem curiosa esta data que para povos supersticiosos como são os asiáticos, provocou uma corrida inusitada às cerimónias de casamento, esgotando desde há largos meses templos e espaços para celebração de bodas. Acresce a este episódio que 12 na tradição chinesa significa união, pelo que tudo se conjugou para que muitos tenham decidido dar o nó nesta data. Só falta desejar a todos eles e elas: longa vida, muitos rebentos e felicidades!

Benção digital

A evolução dos tempos...

O Papa Bento XVI inaugurou a sua conta nas redes sociais, concretamente, no Twitter. Ao que parece, já lá conta mais de um milhão de seguidores e fez hoje o seu primeiro tweet, que é como quem diz, deixou a sua primeira mensagem escrita. Curiosa foi a despedida das lides on line: o Papa abençoou os fieis a quem dirigiu a sua mensagem de forma digital, fazendo uma cruz no tablet que utilizou. Enfim, sinal dos tempos e modernices de pacotilha.

11 dezembro, 2012

China, o dragão de fogo

É fatal como o destino. A China vai governar o mundo!

Não adianta enganarmo-nos, não adianta acalentar uma qualquer esperança de que tal cenário se não concretizará, pois não há volta a dar. A China dentro de mais duas décadas será o país mais poderoso quer a nível económico, quer do poderio militar, ou ainda, do ponto de vista da riqueza gerada e da sua distribuição pelos seus habitantes. A influência que já detém em termos planetários com a distribuição de produtos, cujo fabrico é feito em solo chinês, ou pela "exportação" dos seus nacionais para o quatro cantos do mundo onde se instalam e começam a criar raízes, levará a um domínio quase avassalador que o Ocidente não poderá impedir.

09 dezembro, 2012

Natal? sempre!

O Natal está à porta. As ruas estão cheias de bulício. As gentes afadigam-se a ver montras. Os hipers estão a abarrotar de brinquedos e bombons que poucos compram. As luzes de festa nas ruas, estão escassas, ou nem sequer vieram este ano. Os vendedores estão cabisbaixos. Há lojas cheias de gente que nada compra. Há crianças pela mão das mães que sorriem alegres e ansiando pelo Pai Natal. Valham-nos os petizes, felizes e entusiasmados para dar algum colorido ao Natal de tons mais desmaiados, de que me lembro desde que existo.

Durão B. mole

Durão Barroso em entrevista recente declarou que não sente nenhuma responsabilidade pelo momento actual de grave crise, económico, social e financeiro que se vive no país. Mais: segundo ele, o seu governo e ele próprio bem lutaram na altura em que esteve no poder, pela regularização do défice e pelo equilíbrio das contas públicas.
Grande desfaçatez a deste senhor! Então, se estava tão motivado para lutar contra aquilo que veio a tornar-se um verdadeiro descalabro, porque cedeu à tentação de satisfazer a vaidade própria e rumar a Bruxelas em busca de mais poder, de maior notoriedade. Onde ficou o juramento, depois de ser eleito pelos portugueses, de cumprir fiel e cabalmente, de acordo com a Constituição, o mandato para o qual foi mandatado pelo povo português?
São todos uns lérias!, quando "toca a comer" é um fartar vilanagem...

Tufão e morte

Tufão nas Filipinas fez cerca de 540 vítimas!
A população pobre, muito pobre, vivendo em barracas e casebres sem água potável e rede de saneamento básico, sofreu na pele a violência do tufão que devastou, desastrosamente, tudo o que encontrou à sua passagem.
E o bicho Homem continua a poluir o planeta nesta fúria descontrolada de produzir mais e mais e ganhar sempre mais, atentando contra o equilíbrio de todos os eco sistemas e com isso, gerando alterações climáticas de consequências mortíferas e devastadoras para tantos inocentes. Até quando?...

Medina Carreira acima de tudo!

Medina Carreira viu-se "embrulhado" em buscas à sua casa. A Judiciária no seguimento do denominado processo "Monte Branco", encontrou algures na investigação o nome do ex-ministro e agora comentador de televisão, e nessa circunstância passou a "pente fino" a casa do dito cujo. Veio o cavalheiro a terreiro com ar sério e compenetrado garantir que não se tratou senão de uma atoarda e que se encontra na mais absoluta tranquilidade. Estamos em crer que assim seja sem a mais pequena dúvida. Medina Carreira goza, entre a maioria dos portugueses, da credibilidade suficiente para ficar a salvo de suspeitas e de maledicências do senso comum.