29 setembro, 2019

Frase do Dia


Life isn't about waiting for the storm to pass, 

but about learning to dance in the rain.


Autor: Desconhecido

"Impeachement"

Há nos Estados Unidos quem queira ver-se livre de Donald Trump. Haja Deus, até que enfim!

Parece que o senhor em questão fez uns telefonemazitos para o seu homólogo ucraniano a solicitar-lhe umas minudências: nada mais nada menos que umas averiguações sobre o filho do seu principal opositor nas eleições do próximo ano, Joe Biden.

Teve azar. Foi descoberto e agora a oposição no Senado Norte Americano lançou-lhe um processo de "impeachement". Oxalá a coisa vá até às últimas consequências, e o dito cujo, seja devidamente penalizado, seja destituído, isto é, vá borda fora dos destinos, não só dos americanos, mas, e também, de muitos milhões de seres humanos que se vêm afectados pelas medidas por ele tomadas.

Votar para quê?

Eles andam por aí...

Gente ávida de votos, esfomeada de atenção dos 'media', periclitante nas posições que defendem, de mão estendida por entre feiras, mercados e arruadas, desertas de interessados, nas suas prosas provincianas e circunstanciais...

Eles agridem-se verbalmente uns aos outros. São mestres na arte da contradição. Eles são assim mesmo. São humanos e, como tal, se comportam. Insultam-se, ironizam com a postura dos adversários, riem-se a despropósito e malcriadamente, se alguém que não pertença à sua seita, se lhes atravessar no caminho. Enfim, não há muito a esperar!

Seria bom, no entanto, que esta gente, toda!, se pronunciasse sobre hipotéticas alianças que intentem vir a fazer. É que, na actual conjuntura, sem compromisso prévio sobre o que espera os portugueses a partir de 7 de Outubro próximo, pergunta-se: Vamos votar para quê, se eles depois se borrifam na nossa vontade e cozinham os arranjinhos governativos que melhor lhes convierem? Sim, votar para quê?

25 setembro, 2019

Reflexão do Dia



Evite dar Explicações...

Os Amigos não precisam,

Os Inimigos rejeitá-las-ão

E, os Estúpidos..., nunca as entenderão.



Autor: Desconhecido.

Clima e asnice doentia

Decorre por estes dias uma cimeira que congrega a maioria dos países interessados e motivados em combater a emergência climática em que estamos mergulhados.

Por lá andam chefes de governo e de Estado por entre jovens que lançam, um crispado alerta aos governantes, para as consequências que teremos que enfrentar, se nada for feito entretanto.

Por entre muito blá-blá-blá que estimamos possa transformar-se em medidas concretas e urgentes, salientaram-se dois comparsas na asnice que vieram a terreiro dizer enormidades sobre as alterações climáticas, ou falta delas, na acéfala opinião de ambos...

Bolsonaro e Trump estão transformados por estes dias, desta era do  Senhor, em verdadeiros caciques, em donos absolutos dos destinos de muitos milhões de seres humanos. E isso, a par das alterações climáticas, é verdadeiramente trágico!

17 setembro, 2019

S.O.S. - acudam!

Estrada Nacional 15. Lugar da Venda Nova, pouco depois de passar os carris do "Metro", sentido Nascente/Poente. Uma fila de veículos de cerca de 200 metros vinda de Valongo em direcção ao Porto.

Vamos em sentido contrário e, subitamente, ficamos muito apreensivos pois há uma coluna de fumo que se eleva desde o solo até cerca de 3/4 metros de altura. Fumo cinzento/esbranquiçado que se mistura por entre os carros. Vamos avançando devagar, como que a tentar perceber se algum dos veículos tinha pegado fogo, e como poderíamos defender-mo-nos se tal se verificasse.

Ficamos estarrecidos! Não havia, felizmente, nenhum carro em chamas, mas, a fumarada que um deles cuspia para a atmosfera provinda daquele tubo de escape é algo de inaudito, algo que nunca tínhamos visto, pelo menos com este nível de empestamento do meio ambiente. E ele (o carro) lá continuava com o seu condutor (homem de cabelos grisalhos) como se tudo estivesse dentro da normalidade...

O planeta que é esta casa de nós todos, já não aguenta muito mais, este tipo de atitudes inconscientes, este tipo de postura cívica que é do mais criminoso que existe. Não é só o Bolsonaro, não é só o Trump, não!, somos todos nós que precisamos de nos mobilizar e de extirpar do nosso seio gente que se está borrifando para tudo e para todos. E, já agora, porque não começarmos pelos Centros de Inspecção Periódica que não encostam estes veículos que mais não são que um monte de sucata? Porque não pedirmos responsabilidades a estas entidades?

Escola, sempre a Escola

Arrancou um novo ano escolar.

Os de "dentro" dizem que tudo está dentro da normalidade; os outros argumentam que faltam auxiliares de educação, etc, etc, etc...

O Governo decidiu dar manuais escolares a todos os meninos desde o 1º. ao 12º. ano, não fazendo destrinça entre ricos e pobres. Tudo bem, se houvesse dinheiro para tamanha benesse. Só que, não havendo, é difícil entender como se atribuem manuais escolares a crianças, cujos pais aufiram ordenado mínimo, ou, largos milhares de euros; como se dão livros a meninos de instituição social da mesma forma, que a meninos que frequentam colégios caríssimos? Porquê este desequilíbrio tão aberrante? Não seria mais justo, mais equitativo dar livros, e até refeições àqueles que as não têm em casa, deixando que os Pais que têm posses, pudessem suportar na íntegra o custo com a educação dos seus filhos? Que igualdade tão desigual!

Há obras em escolas por fazer; há manuais - eram para todos, verdade? - que, afinal, não estão em condições de serem utilizados; há falta de trabalhadores no sistema escolar às centenas; há alunos sem aulas por falta de professores colocados; há falta de psicólogos e de professores de Ensino Especial; há ar condicionado/aquecimento danificado que não funciona; há quadros interactivos avariados; há escolas sem pavilhão de ginástica. Enfim, poderíamos continuar a enumerar um rol de carências que continuam, que estão lá, mas que os "cegos" pelo poder e que o ocupam, se recusam a ver...

06 setembro, 2019

Dorian, a devastação...

O "Dorian" furacão dos infernos, tudo varre, tudo devasta, muito mata na sua louca passagem pelas Bahamas e por alguns estados dos Estados Unidos da América.

Enquanto isto, o ignorante mor nestas matérias, leia-se Trump, continua a fazer afirmações pouco abonatórias do seu estado de saúde mental. Até quando é que os Americanos continuarão entorpecidos, como que narcotizados, até quando? Acordai gente, enquanto é tempo!...

04 setembro, 2019

Brexit, ingleses na hora de tocar a rebate

Boris Johnson tem vindo de derrota em derrota mas, qual louco insuflado de uma satânica insensatez, vai gritando em todas as direcções que o Reino Unido saírá da União Europeia a 31 de Outubro, custe o que custar, doa a quem doer... Foi a Bruxelas fazer não se sabe lá muito bem o quê, mas regressa impante naquela figura ridícula que ridiculariza todos os Britânicos.

Apontam-se eleições para 15 de Outubro.

Veremos até que ponto é que os ingleses, outrora, terra de gentlemen, de sirs, de reis e da ainda rainha, saberão, ou não, lidar com a realidade nua e crua que este especimen, que mais parece ter saído de um qualquer filme em que se celebre a fealdade e o terror, se prepara para lançar todo um povo, toda uma Nação.

Pais cansados das férias...

Pais gostariam de ter férias das férias passadas com os seus filhos

Ontem, olhando para um jornal inglês espantei-me com um título que rezava mais ou menos assim:

"This is the most wonderful day of the year..."

Traduzido à letra isto vale: "Este é o dia mais feliz/maravilhoso do ano..." 

Acrescente-se, para que possa entender-se a mensagem devidamente contextualizada que esta afirmação é feita pelos pais ingleses no primeiro dia de aulas dos seus "rebentos", dos seus meninos, dos seus "mais que tudo".  

Nem de propósito, o nosso Jornal de Notícias faz um artigo algo longo, mas que vale bem a pena ler a três casais portugueses que foram de férias com os seus filhotes. Se quiser ler, dê uma clicadela no 'link' acima.

Constatam-se queixumes, a necessidade em desabafar, a vontade de expressar o muito cansaço, a ansiedade, o stress, a programação diária para ocupar as crianças, para as vestir, para as alimentar, em suma: para suportar o cansaço gerado pelas férias...

Apetece-me lembrar a Escola e os Professores! É que são eles que ao longo de todo o resto do ano, para além de ministrarem conhecimento, estão também incumbidos de os ter, de os ouvir, de os aguentar, de os apaziguar, de os suportar, quando infelizmente, a "Casa" que os deveria educar, mais não consegue senão despejá-los todas as manhãs no portão da Escola. Por um momento, reflictamos!


02 setembro, 2019

Boris, também tu!?

Depois dos Trump's, dos Bolsonaros, dos Maduros, da extrema-direita Italiana e Húngara, Boris, o do Reino Unido, ameaçou todos os seus correlegionários de expulsão, caso votem contra a sua linha de orientação no caso do Brexit. (saída da Europa a bem ou a mal).

Grande democrata este, não há dúvida!...


Subvenções vitalícias

Tenham um pingo de vergonha nessas caras horrendas...

Ex-políticos, ex-governadores, ex-administradores, ex-o raio que os parta, são todos uma cáfila que suga os impostos dos Portugueses até ao tutano. Perdeu-se a vergonha por completo e esta pobre República está a saque de uma meia dúzia de "eleitos" que vivem como uns nababos, enquanto tantos e tantos nada têm com que se governar.

É assim a política, é assim o compadrio, é assim o amiguismo, é assim a... Já não há postura cívica, perdeu-se a moral, esboroou-se a ética, e estes gajos já se borrifam para tudo e todos lá do alto, olímpicamente, como se a arraia miúda já não fizesse parte do baralho.

Quando é que isto acaba, minha gente?

Se quiser dar uma mirada na lista dos mais de trezentos figurões, dê uma clicada no 'link' acima.