E a montanha pariu um rato...
Infelizmente, a DGS e quem manda nos seus destinos, encabeçada pela dra. Graça Freitas, decidiu - MAL! - que a vacinação de adolescentes entre os 12 e os 15 anos não deve ser feita, a não ser, a jovens que tenham comorbilidades. Que pêna! Que desgraça esta nossa, de termos sempre que pagar primeiro para ver os resultados a seguir.
Vem aí a Escola em meados de Setembro e esta era a altura certa, e no limite, para vacinar todos aqueles jovens que vão irromper pelas salas de aula, que vão socializar com tudo e todos à sua volta, que vão ser veículos transmissores do vírus, caso se contaminem, que o vão levar para professores, auxiliares de educação, pais e avós, em suma, poderão vir a lançar o caos uma vez mais. Mas como sempre, vamos permitir que tudo aconteça para ver no que dá e, se correr para o tôrto, aí toca a arrepiar caminho, toca a andar para trás, toca a correr atrás do prejuízo, nem que seja à custa de algumas vidas e de mais uma data de milhões gastos no Serviço Nacional de Saúde.
Razão tem a Madeira, mas isso é outra gente, são outras paragens, até parece um outro País bem mais evoluído que este naco de Continente. Decidiram - e BEM! - vacinar a juventude (12-15 anos) a partir de hoje mesmo, o que tem estado a revelar-se um sucesso entre os jovens, tal tem sido o seu nível de adesão. Como hoje disse o responsável pela saúde daquele Arquipélago, consideram crianças até aos 11 anos de idade e adolescentes daí para a frente. Que bem pensa esta gente, por contraponto com os responsáveis(?) pela nossa DGS.
Enfim, se der asneira a não vacinação de jovens entre os 12-15 anos, será mais um daqueles equívocos graves a que a D. Graça Freitas já nos habituou, tal tem sido a sua postura tão ziguezagueante, desde que se encontra ao leme da DGS. Que bom seria pudesse afastar-se, ir à sua vidinha e deixar o lugar a quem queira efectivamente, tomar atitudes responsáveis, sérias e urgentes quando o tempo que vivemos é de uma urgência extrema.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Vá lá, escrevinhe à vontade!