23 junho, 2024

Caso das Gémeas, tanta trapalhada...

Sandra Felgueiras e a TVI trouxeram para as luzes da ribalta uma situação que, no mínimo, deverá envergonhar todos aqueles que se encontram implicados no caso das duas gémeas Luso-Brasileiras e a administração do fármaco considerado dos mais caros do mundo: nada mais, nada menos que 2 milhões de euros por cada dose administrada.

A Mãe das meninas, Brasileira considerada de classe económica abastada, gabou-se estúpidamente perante uma câmara escondida do repórter Brasileiro da CNN, de ter "mexido uns cordelinhos" para agilizar o processo de obtenção de uma consulta do SNS Português, mais concretamente, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A obtenção de cartões de cidadão, com a cidadania Portuguesa foi a jacto, como a marcação da consulta no hospital da capital, também ela foi relampejante!...

Lacerda Sales, Maria João Ruela, Marcelo Rebelo de Sousa, Nuno Rebelo de Sousa, Ministra da tutela à época, são só alguns dos intervenientes avançados pela comunicação social deste País. Quanto à metodologia, passou por emails, comunicações internas entre Secretarias de Estado e Ministérios, por telefonemas e recados, por marcação de reuniões interpessoais, e sabe-se lá que mais.

Há uma Comissão de Inquérito Parlamentar a decorrer e até ver foram ouvidas sómente duas personagens: Lacerda Sales e a Mãe das crianças. Há cerca de 40 convocados para inquirir e, portanto, existe ainda muita matéria de facto que não conhecemos. De qualquer forma, não querendo fazer juízos de valor que possam vilipendiar quem quer que seja, o que é facto, é que a verborreia falante, irreflectida e arrogante, gabarola e nada digna da senhora Brasileira, é, para já, o facto que se regista com tristeza e mágoa, pois a alma humana não se cansa de se autoreduzir a um qualquer tipo de escória que teima em subsistir no âmago de todos e cada um de nós.

22 junho, 2024

Portugal-Turquia, país parado!

Dentro de alguns minutos joga-se o Portugal-Turquia, encontro da 2ª. jornada do Europeu de Futebol a decorrer na Alemanha.

Depois de vitórias quer duma, quer da outra, nos jogos inaugurais, o encontro desta tarde revela-se fulcral para a definição do 1º. classificado do Grupo.

Auguremos um bom jogo de Cristiano Ronaldo e Cia. para bem desta nova fornada de jogadores Portugueses, sem dúvida ao nível do que de melhor já tivemos. Aguardemos e façamos figas para que tudo dê certo!

09 junho, 2024

Abstenção, dez a zero!

Estão prestes a ser conhecidos os resultados das Eleições Europeias, hoje realizadas no nosso País. Daqui a pouco se saberá quem ficou um poucochinho mais à frente, ou um poucochinho mais atrás. Duma coisa não restam dúvidas: o grande vencedor foi a Abstenção, cujos número - algo melhor que em 2019 - assim mesmo, é alto e oscilará entre os 63 e os 64%.

Pelas sondagens, parece que a Europa, ou melhor, a Comunidade Europeia sentirá grandes alterações e não mais voltará a ser a mesma. Aguardemos para ver o que o futuro nos reserva. Ursula Von Der Leyen resiste, ou terá que negociar a sua continuidade com a Italiana Giorgia Meloni? E o nosso António Costa, terá ou não o caminho mais facilitado para se acoitar em Bruxelas? As respostas estão já ali, ao virar da esquina!...

Faixa de Gaza e o inferno

Voltou a acontecer desgraça grande...

Israel conseguiu libertar das garras dos malvados seres do Hamas, menos vidas do que aqueles que são os dedos de uma só mão, entre os reféns que se encontravam na posse daqueles. Mas o preço a pagar por tal libertação, foi uma vez mais, demasiado pesado, demasiado dramático para que o deixemos passar em claro: Mais de 270 mortos e cerca de 650 feridos entre a população Palestiniana, são uma tragédia assaz mortífera para que o Mundo a ignore.

Por entre facínoras do Hamas e facínoras do lado Israelita, até quando teremos que ver a vida humana tão miserávelmente maltratada?...

03 junho, 2024

Portismo sempre à frente

Sérgio Conceição vai deixar o comando técnico dos Dragões. Ainda bem, para descanso de todos os que gostam de futebol e acima de tudo, para todos aqueles que são Portistas de alma e coração. Bem também, até para aqueles que o não são, (são tão-só amantes de futebol) mas que se preocupam com a saúde financeira, a sustentabilidade, uma gestão mais moderna e vocacionada para as conquistas de que os Sócios e simpatizantes de um qualquer emblema carecem.

O contrato individual assinado dois dias antes do acto eleitoral com o ex-Presidente Pinto da Costa, não foi nada edificante, não foi nada que permita que a saída de Sérgio Conceição possa ser considerada com a mesma dignidade, com que havia chegado ao Clube há sete anos atrás.

Pode dizer-se que o seu percurso, enquanto treinador da equipa principal foi altamente meritório e mereceria uma despedida com alguma pompa e circunstância. Não será assim, infelizmente, pois os últimos procedimentos comportamentais de Sérgio, não permitirão uma saída pela porta grande do Clube. 

Lamentável e tristemente, o F.C. do Porto, que se encontra em fase de mudança de ciclo, está a passar por um verdadeiro vendaval, já que os actores que têm estado a saír de cena, estão a fazê-lo de forma menor, apoucada, demeritória, sem brilho e sem glória.

Melhores tempos virão! O grande F.C.Porto começa hoje uma nova era que se augura possa ser de conquistas e momentos de sã e pura alegria.


02 junho, 2024

Europeias e folclore

Eles andam por aí...

Beijinhos âs senhoras, "bacalhauzadas" e abraços de costela com costela aos senhores, beijinhos ainda, e festinhas no rosto, aos meninas e meninas. Eles estão aí, eles cirandam por aí, - "eles e elas"! - vão a feiras e mercados, vão a fábricas e hospitais, eles/elas tanto sobem aos "quintos dos infernos", como afundam terra adentro e descem às minas de Aljustrel. Eles e elas estão num frenesim que até dá dó...

Depois, bem depois, lá vão tomar conta dos tachinhos para os quais vierem a ser eleitos, e nos próximos cinco anos, não mais voltam a nenhum dos locais que acima enumeramos, votando todos aqueles que os elegeram ao mais vulgar e reles esquecimento.

Grande hipocrisia esta! Grande historieta da treta esta que nos contam vezes sem conta, aquando das épocas pré-eleitorais. Grandes demagogos. Grandes vendilhões do templo já que, em boa verdade, nada de palpável têm para mercadejar. Que cinismo, que trapaça, que embuste este destes novos arautos da democracia na Europa, onde se vão acoitar, auferindo vencimentos que deixam corados de raiva e de vergonha, todos aqueles que há anos e anos a esta parte, não ganham nada mais, senão o salário mínimo de 820 euros mensais.