24 fevereiro, 2008

Escola, para que te quero?...

"Não há violência nas Escolas!, o que existe é um ou outro caso que podemos considerar meramente pontual" - isto já foi afirmado várias vezes pela sra. Ministra da Educação deste País.
A este propósito, passo a citar uma longa e significativa passagem da escritora Alice Vieira publicada no Jornal de Notícias, de 9 de Dezembro de 2007:

"Violência é não saberem viver em comunidade, é o safanão, o pontapé e a bofetada como resposta habitual, o palavrão (dos pesados...) como linguagem única, a ameaça constante, o nenhum interesse pelo que se passa dentro da sala, a provocação gratuita ("bata-me, vá lá, não me diga que não é capaz de me bater? Ai que medinho que eu tenho de si...), isto ouvi eu de um aluno quando a pobre da professora lhe perguntou porque tinha chegado tarde...

Violência é a demissão dos pais do seu papel de educadores - e depois queixam-se nas reuniões de que "os professores não ensinam nada". Porque, evidentemente, a culpa de tudo é sempre dos professores - que não ensinam, que não trabalham, que não sabem nada, que fazem greves, qualquer dia - querem lá ver? - até fumam...

Os seus filhos são todos uns anjos de asas brancas e uns génios incompreendidos. Cada vez os Pais têm menos tempo para os filhos e, por isso, cada vez mais os filhos são educados pelos colegas e pela televisão (pelos jogos, pelos filmes, etc.) não têm regras, não conhecem limites, simples palavras como "obrigada", "desculpe", se faz favor", são-lhes mais estranhas que um discurso em Chinês - e há quem chame a isto liberdade.

Mas a isto chama-se violência. Aquela que não conta para os estudos "científicos", mas da qual um dia, de repente, rompe a violência a sério. E então, em estilo filme americano. Com tiros, naifadas e o mais que houver"

Todas as semanas, infelizmente, somos brindados com notícias de colegas que atacam outro(a) algo mais frágil. No mesmo diário (JN - 6/2 - Secção do Leitor) numa escola de Pedrouços/Maia, alguns alunos regaram com substância inflamável a cabeça dum colega e atearam-lhe o fogo, tendo-se vivido momentos de terror. A criança em causa precisou de socorro médico de emergência (INEM) e teve que ser conduzida à urgência do Hospital de S. João. Um outro caso, mais recente 4-5 dias atrás, em escola da Guarda, mais um grupo de alunos ataca um(a) colega através da malfadada prática do "bulying".

Estas são as notícias que vêm a lume, as que se sabem, mas, e as outras?, as que ficam dentro dos muros do recreio e das paredes da sala de aula todos os dias? Todas as rixas descontroladas, todos os gritos a plenos pulmões, todos os pontapés que acertam no colega destinatário e nas infelizes funcionárias ou professoras que, assustadas com tamanhos ataques de fúria, hesitam em apartar mas, às quais, em primeira instância, lhes não resta outra alternativa. E... depois sobra! No meio de tais refregas que só palavras não chegam para descrever, sobra, um pontapé e um hematoma, sobra, uma ferradela cujos efeitos perduram alguns dias, sobra, uma torção num pulso ou braço e a consequente luxação, ou, eventualmente até, uma ruptura ligamentar... É! depois sobra na Escola, em termos de consequência, aquilo que falhou em casa no que deveria ser a génese de tudo: a Educação, a formação, o acompanhamento, o diálogo...e a ternura, o mimo, a carícia, o afago e o Sim mas, e também, porque necessário... o NÃO!

A função primeira da Escola é a de transmitir conhecimento, preparar técnica e eficazmente as crianças para enfrentar os desafios do porvir, altamente competitivos e, só depois, mas mesmo só depois, ser também ela, factor complementar da educação e da cultura cívica dos indivíduos. Não podemos exigir da Escola mais do que isto. Educar, criar, acompanhar, falar, saber dizer sim e, de igual forma, saber dizer não, são responsabilidade exclusiva da Família - Pais e Avós. Mal irá um País que entrega os seus filhos para que outros os criem e eduquem, e pior ainda irá quem nos governa, se continuar a enveredar por uma política em que parece incentivar a desresponsabilização dos Pais e a responsabilizar uma classe de profissionais (Professores e Auxiliares de Acção Educativa).

Infelizmente, sabemos que os valores da Família passam por tempos difíceis.

Famílias desestruturadas, o desemprego, o rendimento mínimo de inserção social, o álcool, a droga, a prostituição, os maus tratos, a violência doméstica, um ou vários destes factores conjugados, podem fazer advir como soe dizer-se, ventos de desgraça. Obviamente, que uma criança oriunda de uma Família destas não pode (ou não devia!) ser vista pela sra. Ministra como uma criança vulgar, igual às outras (só que infelizmente, estas crianças não são a excepção, começam a ser a regra). Precisa de cuidados e acompanhamento especiais. Antes das aulas de Português, de contar os números e de aprender Inglês como quer o sr. Primeiro Ministro, precisa de acompanhamento de um Psicólogo. Mas, e meter isto naquela cabeça tão, tão, tão inteligente da sra. Ministra???

Realmente, é uma lástima que a sra. Ministra, do interior e no conforto do seu gabinete, pense que a Educação das nossas crianças vai por bom caminho; não vai, não! Há que, urgentemente, responsabilizar a Família, chamar os Pais à realidade e torná-los cientes que os filhos são uma criação sua, cujo acompanhamento e atitudes lhes cabe por inteiro, e não fazê-los crer como até aqui, que a Escola é um mero "depósito" onde se deixam os nossos meninos pela manhã e se passa à noite para os "levantar", educadinhos, limpinhos e prontos para a manhã seguinte. Não, isto não é verdade! Como era bom que a sra. Ministra, sem batedores policiais, sem "tironis", sem câmaras televisivas, como um vulgar mortal, em carro descaracterizado, parasse o seu "pópó", e entrasse por uma escola adentro de um dos muitos Bairros da cidade do Porto. Vá lá sra. Ministra, atreva-se a ver o que é uma sala de aula (de Primária!, por exemplo) e como frui a Educação neste País!!!

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