31 outubro, 2014

Gramática de Lisboa


Jorge Jesus ficou aborrecido por não ter sido convocado para o top 10 dos melhores treinadores de futebol do mundo, com vista a eleição do melhor do mundo naquela vertente profissional. Para nossa consolação, José Mourinho, actual treinador do Chelsea lá estará a representar as côres lusas.
Pois, voltando a Jesus (o do Benfica), é uma lástima a sua não nomeação, mas ao que parece e, segundo esclarecimento do rival Mourinho, treinador que não apure a sua equipa para os oitavos de final da "Champions", não é considerado como elegível.

"Ganda" chatice p'ó Jorge, tá-se mesmo a ver, portante... (*)



(*) Linguajar corrente do Jorge em conferências de imprensa televisivas, alegando que este tipo de construção frásica e gramatical fica a dever-se a um tipo de dialecto, tendo por base a "Gramática de Lisboa".

30 outubro, 2014

Quando e quem parará esta hecatombe?



ATÉ QUANDO A BARBÁRIE?

O Estado Islâmico continua a sua escalada de terror. Até quando?

O mundo vive momentos conturbados por estes dias!...

Ricardo Araújo Pereira, estou contigo!


Há algum tempo atrás referimo-nos neste espaço à problemática que o Ricardo aborda nesta sua crónica: a da sexualidade das mulheres após os 50 anos de idade.

Para que conste, subscrevo por baixo, na íntegra, até à exaustão tudo o que ele escreve; mais, devíamos fazer uma petição no sentido de solicitar aos juízes daquele tribunal para terem algumas aulas de sexualidade, ou será que a sua (deles) provecta idade os fez perder a líbido?

Professores tratados abaixo de ...


Pensava-se que tudo o de mau e horrendo poderia acontecer aos Professores, já tinha acontecido. Puro engano!

Agora, alegadamente, por um erro informático, eis que da famigerada "BCE" (Bolsa de Contratação de Escola) se convocam uma data de professores para se candidatarem a vagas que lhes tinham sido atribuídas. De alma cheia de esperanças em dias melhores, eis que passam um dia a tentarem formalizar a sua aceitação. Só que, o pior estava para vir!...

Ao final do dia, os professores voltam a ser contactados por e-mail desconvocando-os formalmente e atirando-os para um estado de ânimo ainda mais desesperado do que aquele em que se encontravam antes. Parece brincadeira, soa a impossível, toca a raia do absurdo, mas é verdade. Apresentam-se desculpas pelo erro informático e faz-se uma despedida "tout court" com os cumprimentos da praxe. As vidas de todos aqueles que sofreram na pele este lamentável episódio, essas não contam para o "totobola", nem sequer farão parte das estatísticas da asneira em que o Ministério da Educação se tornou especialista. 

29 outubro, 2014

IPO, do Porto, à mingua

O "IPO", do Porto, está a passar por grandes dificuldades, pois segundo as notícias, não há camas que cheguem para as necessidades, ou, dito de outra maneira, não há dinheiro que chegue para tratar todos aqueles que necessitam daquela unidade hospitalar.

Numa época de vacas magras, de cortes e mais cortes, de abate drástico da despesa pública e social, eis que a desgraça chega à saúde, à educação, à justiça, a muitos portugueses e às bocas esfaimadas de muitos dos seus filhos. 

Há dois dias atrás, passou nos noticiários que tinham sido atribuídos no último "OGE" (orçamento geral do estado) trinta e cinco Milhões de Euros a uma qualquer entidade que, segundo as explicações, serve para regular o preço dos combustíveis junto do consumidor. Mas que brincadeira é esta? TRINTA E CINCO MILHÕES DE EUROS para uma"coisa" que todos sabemos não funciona, não trabalha, não produz resultados práticos?

Por favor Sr. Primeiro Ministro, pare com estes desmandos, pare com esta miserável situação, mande interromper de imediato este esbanjamento inútil dos dinheiros públicos e canalizem esses fundos para quem precisa, por exemplo, para o "IPO", do Porto. Por favor!

Piloto de aviação de grande classe

Impressionante sangue frio

Que maravilha a frieza profissional deste piloto de aviões que consegue realizar uma manobra de endireitamento do avião quando este tinha sido sacudido por uma rajada de vento.

27 outubro, 2014

Durão igual a tudo e todos

SOMOS UM "REINO" DE OPORTUNISTAS!

Durão Barroso vai abandonar o cargo na Comissão Europeia!...

Pois, para além de todas as mordomias como aquela do "Subsidio de Reintegração", este português vai ter direito a uma reforma vitalícia de 11.000 Euros por mês. Meu Deus, tanto dinheiro para uma só pessoa se compararmos com aqueles milhões que vivem com ordenado mínimo, ou então, com todos os outros que nem ordenado têm.

Que país este em que nos transformamos em que as assimetrias, as diferenças sociais são cada vez mais cavadas, mais sentidas como verdadeiros atentados ao senso comum, verdadeiros insultos ao pudor,

Falam os "entendidos" que, se calhar, ainda se candidata à Presidência da República. Deus nos livre, já temos a nossa dose de sanguessugas a transbordar o copo da nossa paciência!

25 outubro, 2014

Sexo depois dos 50, pois está claro!

Cabecinhas pensadoras...

Leia o artigo que está a lançar grande polémica no País real.

Tire as suas ilações e deixe que a sua mente fantasie um pouco. Já se imaginou a sofrer na pele o que esta portuguesa tem estado a padecer? E será que é justo que após tanto sofrimento e tanta abdicação do que deveria ser uma vida em pleno, um tribunal invoque como razão central para a sua decisão, que após determinada idade(?) o prazer da vida sexual de um casal está definitivamente votado ao fracasso, ao falhanço?... Santa ignorância a destes decisores e que lástima não terem consultado especialistas na matéria antes de  opinarem desta forma

24 outubro, 2014

Educação a passo de caracol

AINDA, E SEMPRE, A COLOCAÇÃO DOS PROFESSORES

O Ano lectivo iniciou-se oficialmente entre 11 e 15 de Setembro. Hoje, 40 dias volvidos, estima-se que ainda haja entre 10 a 20% de escolas sem a totalidade dos seus professores.

Ano bem complicado este, quer no arranque, quer nas consequências que daí advirão!

Dê uma vista de olhos ao artigo contido no "Diário Digital" de hoje.

Ébola, estejamos alerta


Sob o título "Tudo o que precisa saber sobre o Ébola em dois minutos", eis um artigo que nos pode ser de grande importância, assim o queiramos ler e interiorizar alguns comportamentos de forma a prevenir, mais eficazmente, a exposição a um vírus que se tem revelado bem preocupante para os seres humanos. Aqui fica, portanto, esperando que a todos possa ser útil.

05 outubro, 2014

Professor: "Dia" e revolta


Professores em protesto, uma vez mais!

Triste sina a dos Professores: penar, sofrer, aguentar discriminação, suportar desigualdades, aturar inaptos, enfim... Leia o artigo, se o desejar.

Fala, fala, e não diz nada...


Estes gajos são tão "arranjadinhos" a falar...

Ricciardi deu uma entrevista, botou faladura, até parece que o que diz é credível, se nos deixarmos enredar na teia e não conseguirmos vislumbrar para além da cortina de fumo, que envolve toda esta gente do poder, seja ele económico, político ou judicial.

Matérias há no entanto, em que se escuda na resposta clássica do "está sob investigação, a sofrer auditorias..." para escapar a respostas que, eventualmente, considera lhe possam trazer quaisquer amargos de boca. Registam-se os temas sobre os quais não tece comentários: Ricardo Salgado e Submarinos. Pudera!

Todos os desvios, todas as fugas, todas as fraudes, todos os esquemas falcatruístas, em suma, tudo aquilo que possa ser investigado e que gere retorno para o povo português, de todos os desvarios criminosos que nos têm conduzido à ruína financeira, deverão ser levados até às últimas consequências. Independentemente, do mais ou menos branco que sejam os colarinhos engomados destes janotas.

Se quiser ler mais em pormenor a prosa daquele senhor, dê uma clicadela no "link" acima

PS, e agora?

António Costa ganhou as "primárias" no PS.
António Costa festejou, recebeu abraços e beijinhos das clientelas do costume, distribuiu sorrisos e disse uma data de banalidades tão grande, que não me lembro de uma única ideia que tivesse força para se implantar na memória colectiva do povo que somos.

António José Seguro saíu de cena. Sem alardes, sem cinismos, sem ruído... Uma bela surpresa esta: a de saír com dignidade, finalmente!...

04 outubro, 2014

O caos na Edudacação


Nuno Crato está em estado de confusão mental, grave e duradoura...

Errou uma primeira vez. Pediu desculpa aos Professores, aos Alunos,  ao País! Assegurou que, se houvesse erros, ninguém saíria prejudicado.

Agora, constata(?) que houve erros... Tenta emendar a mão, mas já não remédio (sem custos graves) para tanta asneira, para tanto disparate, para tanto dislate...

Dá o dito por não dito, faz que anda mas não anda. Petrificou!... E agora, senhor Ministro? Que equipa tão medíocre aquela de que se rodeou, que o faz tomar decisões, atitudes tão desgraçadamente prejudiciais, para tantos e tantos portugueses

Há vidas vidas todas trocadas, e, mais importante ainda, há muitas crianças que não têm culpa nenhuma do que está a acontecer, e que em Junho, vão ser chamadas à execução de exames nacionais, quando as condições, obviamente, não vão ser iguais para todas. Que ano mais desgraçado este, e que mal se conduzem os destinos dos vindouros...

03 outubro, 2014

Até que enfim!...

Fernando Santos é o novo Seleccionador Nacional de futebol. Estou contente! Acho que foi escolhido o candidato ideal dentre todos os propalados na imprensa desportiva.

Já escalou o novo grupo de seleccionados e constata-se que não é nada avesso à mudança, o que, aliás, já se sabia. Ora, como diz o Povo, "quem muda, Deus ajuda", só resta esperar por melhores dias, depois daquele malfadado jogo perdido com a Albânia, na Luz, que de certeza, entrou para o anedotário internacional do mundo da bola.

Ébola desgraçado

A Humanidade encara por estes dias, um monstro maligno e letal que paira sobre a cabeça de todos nós. Chama-se Ébola, virus maldito, e já matou cerca de 3.300 pessoas na Serra Leoa e países vizinhos.

Infelizmente, já atacou também gente de outras nacionalidades, que se encontram no terreno, ora para acompanhar o evoluír da situação (caso dos jornalistas), ora para ajudar no combate à epidemia, como é o caso de pessoal dos cuidados sanitários, ou dos voluntários que estão no local para ajudar todos aqueles que sofrem.

Deste contingente de estrangeiros que lá se encontra para ajudar a minimizar a hecatombe, já há infectados que foram repatriados para os seus países de origem. Mas também há aqueles a quem não tendo sido ainda diagnosticado qualquer sintoma, entram e saem daqueles territórios passando por aeroportos internacionais e contactando sabe Deus com quem. A doença está aí, ao virar da esquina, trazida por um qualquer destes viajantes menos cauteloso. Que a ciência encontre rápida, e eficazmente, uma vacina para curar a Humanidade de mais esta praga, é aquilo por que todos ansiamos.