29 julho, 2024

Venezuela continua em agonia

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela desde há 11 anos, (sucedeu a Hugo Chávez) diz ter vencido as eleições por maioria absoluta, que ontem se realizaram no País...

Ninguém parece querer acreditar em tal resultado, uma vez que o Povo nas ruas grita de revolta com tal anúncio, e a comunidade internacional, salvo os loucos do costume!, também se recusa a aceitar tal escrutínio, a menos que seja permitida uma recontagem integral dos votos dos eleitores.

Tal não será fácil, já que Maduro agarrado ao poder como lapa em rochedo, não dá mostras de aceitar tal reverificação, pretendendo impôr a sua vontade e ameaçando, inclusivé, com actos de feroz e extrema violência, tudo e todos que lhe demonstrem oposição.

Enfim, mais do mesmo do que vamos vendo a disseminar-se pelo Mundo, com aquela meia dúzia de loucos à solta, que vão escravizando os seus Povos, matando-os à fome e sofrendo  de carências várias. Putin, Netanyahu, Hamas e seus líderes, Kim Jong- un, Trump, Bolsonaro, Maduro são o exemplo vivo deste naipe de infelizes, que vivem para assombrar e infernizar a vida de milhões de seres humanos.


P.S.: Paulo Raimundo, líder do PCP, acaba de saúdar a reeleição de Nicolás Maduro?!... Será caso para repetir a pergunta que já aqui deixamos: Para que serve o PCP, no panorama da Democracia Portuguesa?

Pernas e pés inchados...

Vale a pena abrir este link para bem da sua saúde

Num artigo da prestigiada "foreveryoung.sapo.pt", ficamos a conhecer 6 medidas que muito nos podem ajudar no fôro da "Doença Venosa Crónica", vulgo má circulação sanguínea nas pernas, com as inevitáveis consequências de pernas pesadas, pernas e pés inchados, para só falar dos sintomas mais comuns.

Dê uma olhada e fique por dentro de alguns conceitos que muito podem ajudar se,  devidamente observados.

22 julho, 2024

Biden sai de cena!

Joe Biden, Presidente em exercício dos Estados Unidos da América, desistiu da sua recandidatura a um novo mandato à frente dos Destinos da "Casa Branca".

Alguma debilidade física, e uma constante e cada vez mais sentida debilidade cognitiva, foram as condicionantes que provocaram a "queda", muito solicitada, não só pelos adversários, mas também, por cerca de 2/3 dos seus próprios correlegionários do Partido Democrata.

Até aqui, não será demais dizer que fez um trabalho válido, sério e acima de tudo, com um respeito digno de realce pelos valores da Democracia e dos Direitos Humanos.

Vem aí Kamala Harris, a sua número dois para preparar um luta sem quartel contra o adversário mais temido, mais horripilante e mais assustador para o Mundo em geral, já que perfilha ideias de um vulgar lunático, defende o indefensável, proclama aos sete ventos uma data de disparates que até assusta, só de os verbalizar. Alguém que diz ao Mundo, num dos seus comícios que quando regressar à Casa Branca, "acabará com guerras com um simples telefonema", não vive na realidade deste Mundo, está muito para além da sanidade mental que todos devemos ter e, prodigaliza naquela sua vozinha de pirralho mimado, a mostra de que a sua senilidade está no auge, o tico e o teco começam a desligar-se naquele cérebro...

Ás vezes questiono-me como é que é possível que haja tantos Americanos a alinhar nas diatribes deste velhote?

15 julho, 2024

Espanha, Campeones!

Acabou o Euro 2024 que se disputou na Alemanha.

E, acabou em beleza. Acabou com a celebração no primeiro lugar do pódio da Seleção Espanhola, de longe a melhor do torneio. Foi a equipa que funcionou como um todo, como uma verdadeira equipa, não dando hipóteses a nenhum dos adversários que lhe apareceram pela frente.

Com esta Seleção de verdadeira eleição, veio um menino que vai dar muito que falar, tal é a sua qualidade, tais são os dotes que evidencia desde tão cedo, uma vez que acaba de fazer sómente 17 anos. Seu nome: Lamine Yamal! Um pé esquerdo fabuloso e uma visão de jogo, tão periférica quanto endiabrada e difícil de travar.

Fico tão feliz que o troféu tenha ficado na velhinha Península Ibérica. Parabéns Espanha! 

Trump é isto mesmo: insano!

Após aquilo que já todo o mundo, cansado!, está farto de ouvir, repete-se desde o passado Sábado, hora a hora, em quase todos os telejornais dos meios de comunicação social, que nos vão bombardeando sem descanso. Trump escapou ileso, a beliscadura na sua orelha esquerda, não pode ser potenciada, pois foi um quase nada, perante o que poderia ter acontecido.

Agora, do que não resta dúvida alguma é que o candidato Donald Trump não presta para nada, é um embuste e um perigo latente para o mundo democrático. A prová-lo está o facto verdadeiramente miserável de Trump estar a instigar o Supremo Tribunal Norte Americano a "limpar", a solicitar que, perante a tentativa de assassínio sofrida, a Justiça retire todos os casos judiciais que sobre si impendem. Mas que infeliz é este ser, que de idade algo avançada já, continua a comportar-se como um menino mimado, como um qualquer pirralho que tudo o que precisava era de um bom par de tabefes que o fizessem chegar à idade adulta rapidamente.


14 julho, 2024

Trump alvo de atentado...

Donald Trump foi alvejado a tiro durante um comicio no Estado da Pensilvânia.

O homem é um vociferador desbocado, é um incitador à rebeldia, à contradição, à violência (relembre-se o caso da invasão do Capitólio), mas, em boa verdade ninguém merece levar um tiro vindo do nada e ser liminarmente abatido. Não gostando do homem pelas suas bravatas, pelas suas patranhas e pelo mal que poderá vir a fazer a muitos milhares de pessoas, caso venha a ser eleito em Novembro próximo, ninguém deseja a morte a ninguém, e muito menos de forma tão violenta.

O atacante, esse, era um eleitor filiado nos Partido dos Republicanos a que pertence Trump, pelo que vá lá saber-se o porquê de tal atitude. Para a História, fica mais uma tentativa de assassinato de alguém que já foi, ou está em candidatura para a Presidência dos Estados Unidos, o que não é novo, uma vez que actos com este nível de gravidade assolaram nas últimas décadas outros ex-Presidentes da grande Nação Americana

13 julho, 2024

Turistas - o bom e a praga

O centro da baixa portuense está pejada de turistas de toda a parte. São brancos, são negros, são hindus, são asiáticos, são brasileiros, espanhois, europeus dos quatro cantos, são norte americanos, canadianos, enfim, são uma salada de culturas, de linguas, de credos religiosos, são diferenças abissais no estilo de vida, meu Deus, são, ou começam a ser, verdadeiramente insuportáveis.

Sobem e descem Santa Catarina, inundam a Ribeira e o lado de lá do Rio Douro, a margem de Gaia, pululam e cirandam por tudo quanto é lado, por vezes em grupos, levados por um guia, em intermináveis filas indianas. Gastam dinheiro e isso é bom para os nossos comerciantes, para a nossa restauração e hotelaria, é bom para e economia do País.

Mas, também nos fazem mal! Fazem barulho, à noite em bares e similares, emborcam até à bebedeira e daí advém borrasca. Geram-se barulhos insuportáveis para quem vive nessas zonas e tem que ir trabalhar no dia a seguir. Fazem lixo, conspurcam o espaço público com tudo o que tiverem à mão, não hesitando em atirar o que quer que seja para o chão. Constatei há dias na Santa Catarina, três adultos a beberricarem cerveja, ou sumos em lata, largaram ostensivamente uma das latas, calcaram-na e pontapearam-na na frente de milhares de transeuntes que, como eu, passeavam àquela hora na referida artéria. Foi com toda esta falta de critério ecológico e com todo o desprezo, para com todos os que cá vivem que aqueles "estranjas" se portaram na nossa terra.

Já entendo melhor o porquê de haver já algumas estâncias balneares espanholas que começam a manifestar estarem cansadas de aturar esta turistada de pé descalço, que embora deixem por cá alguns cobres, vêm dar cabo do sossego e da tranquilidade de quem por cá vive e não quer ver a nossa terra conspurcada por alguns destes turistas de meia tigela.

11 julho, 2024

Professores com trato desigual?...

O Ministro Leitão Amaro fez um "briefing" à imprensa. Será que disse tudo?... 

O Sr. Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, deu uma conferência de imprensa em que tergiversou sobre vários temas, com especial incidência, sobre o da recuperação integral do tempo de serviço dos Professores, de forma faseada.

O tema é referido pelo Sr. Ministro de forma muito abrangente, muito generalista quando se refere aos Professores, ficando no ar a expectativa de que serão todos, mas mesmo todos, tratados de igual forma; isto é, sem distincão entre o que são Professores vinculados e Professores contratados. É que uns e outros, são Professores, pertencem ao Edificio Escolar, fazem falta à Educação e, infelizmente, não chegam, não são suficientes para as necessidades.

Se a tal recuperação do tempo de serviço - 6 anos, 6 meses e 23 dias -, só fôr concedida a Professores vinculados, isto é, "os de dentro, os que já pertencem à Casa", tratando todos os Professores contratados, na sua esmagadora maioria com 15/20 e até, 25 anos de serviço, de forma diferente, então meus Amigos, as coisas não vão correr bem e podem esperar grandes lutas, muitas greves e muitos atestados médicos, que vão deixar o início do próximo ano escolar num verdadeiro quebra cabeças, num caos que vai retirar o sossego e a tranquilidade que tanto se deseja para o reinício do novo  ano lectivo.

Aguardemos para ver se a linguagem dos políticos, por vezes ardilosa e capciosa, não não frustra uma vez mais, pois desse tipo de frustração estamos já, verdadeira e angustiosamente cansados.

09 julho, 2024

Gaza - e a morte continua...

O Povo Palestiniano continua a ser massacrado, martirizado, continua a morrer às mãos dos Israelitas e do seu próprio Hamas, que vive no seu seio, que os torna os seus escudos protectores, que deles se serve para, cobardemente se esconder, se acoitar...

Está a dar-se mais uma debandada de milhares de seres que carregam ou poucos pertences que lhe restam e que fogem para lado nenhum, pois já não resta lugar algum para onde fugir.

Por entre as muitas imagens de desgraça, de escombros, de destruíção e morte, vi hoje uma imagem de uma agência internacional de notícias que espelhava o rosto choroso e infeliz de uma menina de 9-10 anos. É um rosto onde se vislumbra a tragédia, onde se adivinha a dôr, é um rosto sózinho por entre uma multidão em fuga, que não sabe o porquê do que lhe está a acontecer. É um rosto, que deveria colocar um ponto final na morte que todos os dias habita aquelas paragens. Mas, tristemente, o homem bicho, o homem animal capaz das maiores ferocidades, ainda não saciou toda sua sêde de sangue e, como tal, lá continua esta mortandade, só Deus sabe, até quando?

A besta Russa não pára!...

A Federação Russa, sob a batuta desse louco sanguinário que dá pelo nome de Vladimir Putin, atacou dois hospitais em Kiev, sendo que um deles é um hospital pediátrico.

São imagens lancinantes aquelas que nos chegaram via televisões, onde se constatam crianças de tenra idade, algumas delas a sofrerem tratamentos oncológicos, a serem tratadas de emergência em plena rua, já que para além da destruíção das instalações, houve que evacuar todos os seres que se encontravam no seu interior... É de uma brutalidade atroz, disparar mísseis de grande poder destrutivo sobre instalações hospitalares.

Depois de toda esta alucinante actuação, ainda somos surpreendidos por um outro louco daquela pandilha de malfeitores, de seu nome Peskov, que não teve nenhum pêjo em afirmar que a destruíção ocorrida nos dois hospitais Ucranianos, se ficou a dever a engenhos anti-míssil Ucranianos que atingiram aquelas unidades por erro. Que desfaçatez, que cinismo, que cobardia, que miseráveis!

08 julho, 2024

... minha ternura


Para Ti, meu Anjo


A vida é este naco de bem estar,

É este pedacinho de Céu onde te miro,

A vida é esta constante inconstante,

É este choro chorado, numa lágrima.

É este sorriso feito riso inesperado.

A vida será sempre a razão bastante,

Do afago quente e sentido do teu abraço.


Serás sempre o meu abrigo, minha âncora,

Serás eternamente, o melhor daquilo que fiz,

Minha obra de arte, escultura, esboço de giz.


Tu és o sonho tornado realidade, minha verdade,

Tu projectas muito de mim para mais além, 

Depois de Ti, eu descobri o melhor que a vida tem.



Carlos Menezes

Agora, sou "Espanhol"

Portugal, no Europeu de futebol a decorrer na Alemanha, caiu aos pés da França...

E, caiu com honra e sentimento de dever cumprido, embora sem glória. E, sem glória, muito por culpa própria, muito por culpa de um Homem que, merecendo a nossa admiração pela postura séria e respeitadora para com o Povo que somos, mas que, infelizmente, não ousou, não teve ambição nem a autoridade bastante, para na altura própria, separar o trigo do joio. Ficamos aquém do que poderíamos se, eventualmente, ele não tivesse prestado tanta vassalagem ao passado glorioso e imorredoiro de Cristiano Ronaldo. 

Ora, a  realidade são os 39 anos de idade, idade essa que não perdoa. O passar inexorável do tempo, apresenta a sua factura; genica, garra, a força física e mental, não são variáveis eternas. Cristiano Ronaldo, quer queiramos, quer não, já não tem a frescura, já não tem o "pico", o arranque que fizeram dele o melhor do Mundo na posição de avançado de centro. Ele passou ao lado deste Europeu, não revelando em nenhum dos jogos, o porquê da sua manutenção em campo, arrastando-se no relvado em jogos, em que dois deles, foram levados a prolongamento, 120 minutos, portanto, até ao apito final do árbitro.

Gonçalo Ramos, João Félix, Diogo J, Ruben Neves, João Neves, Francisco Conceição, Matheus Nunes, para só citar alguns, ou não jogaram de todo, ou jogaram escassissimos minutos. Tanto talento, tanta jovialidade, tanta frescura, por que se não aproveitou toda uma geração que só estava à espera de uma oportunidade?

Foi pena! Esperemos que haja força mental em eventos futuros, de forma a pormos em jogo todas os nossos melhores ases, aqueles que ao tempo estejam no seu auge, no máximo da sua pujança e se esqueça que os cultos de um qualquer ego - por muito brilhante que haja sido, no passado - não trazem vitórias à equipa de todos nós.

Posto isto e, como a Seleção Espanhola é aquela que melhor futebol está a praticar, e também por se tratar de um vizinho, que está já aqui, paredes meias connosco, agora faço votos para que o Europeu fique na Peninsula Ibérica, que é como quem diz, agora sou "Espanhol"!