28 novembro, 2014

"Colarinhos brancos" em desgraça

A JUSTIÇA A TRABALHAR

Se quiser ler em detalhe a notícia sobre a condenação de Duarte Lima a 10 anos de prisão, só tem que dar uma clicadela no 'link' acima.

Apetece no entanto dizer que, finalmente, começamos a ver gente muito poderosa(?) no areópago nacional a ter que prestar contas à justiça por todos os desmandos que têm cometido e à custa dos quais, o país está como está, ou seja, numa situação bem debilitada.

Depois de tudo o que tem acontecido desde há 8-10 dias, eis que o "BES" sofre novas buscas, desta vez a pedido e por participação do Banco de Portugal, tendo sido apreendidos cerca de 5 milhões de documentos, entre físicos e digitais, que serão agora passados a pente fino. Já há dois arguidos. Pessoas que tinham funções de direcção no Bes e que transitaram para o Novo Banco.
Como se já não bastasse, mais uma vez repicam os sinos, que o mesmo vale por dizer que o Tribunal procedeu no dia de hoje à leitura da sentença que condenou Duarte Lima, ex-deputado do 'PSD' e homem de "muitos ofícios(?)" por entre Portugal e Brasil.

Ainda bem. Felizmente que assim é. E, desta vez, foi uma Juíza que presidiu ao colectivo que ditou a sentença. Homens e mulheres do meu país, estou feliz! 

27 novembro, 2014

Cante Alentejano, Bravooooo!

O Cante Alentejano foi promovido pela Unesco a Património Imaterial da Humanidade. Bravo!

Trata-se de um marco histórico que vem trazer à ribalta uma região, uma provincia, um povo, uma moda de cantar muito peculiar, que se espera possa continuar a ter seguidores nas gerações mais novas.

Tinha prometido não voltar a abordar

O SILÊNCIO É DE OURO, MAS ESTA PEÇA É UM DIAMANTE DE MUITOS QUILATES.

Para memória futura, para que a malta do costume, ou seja, todos aqueles que acham que tudo mais não é, que a simples teoria da cabala, aqui fica um artigo de um jornalista francês, correspondente em Madrid do mais que famoso e credível "Libération", onde se fazem uma data de constatações bem difíceis de negar, a menos que se seja um qualquer filho da falta de ética e da "Má Fé".

26 novembro, 2014

Benfica a penar

Dos três grandes que estavam na "Champions League", Porto e Sporting obtiveram bons resultados e o Benfica somou mais uma derrota frente ao Zenit, de S. Petersburgo. O que vale por dizer que André Villas Boas, treinador dos Russos, continua a dar desgostos a Jorge Jesus.

É pena, pois o Benfica faz falta naquela competição, para além dos milhões que o clube deixa de encaixar. Haverá mais marés...

Mau tempo gera prejuízos

CHUVAS TORRENCIAIS

O mau tempo fez estragos de monta na zona da capital portuguesa. Chuva intensa e persistente a partir de meio da tarde de hoje, levaram o caos às ruas, ao trânsito, ao comércio e a habitações que se viram inundadas.

O mau tempo vai estar por aí até Sexta Feira próxima, fruto das alterações climáticas que o o planeta azul que todos habitamos vai acusando. Quando, mas quando é que o bicho Homem tomará juízo e deixa de poluír o ambiente desta forma criminosa? 

Porque não nos calamos?

O caso "Marquês" está a dar lugar a um circo mediático e popularucho que em nada beneficia nenhuma das partes, ou seja, arguidos e justiça.

Será caso para relembrar aquele dichote que ficou famoso entre o ex-Rei Juan Carlos e o já desaparecido ex-Presidente da Venezuela Hugo Chávez: "por qué no te callas?"

Calemo-nos pois, e deixemos a Justiça trabalhar!

24 novembro, 2014

Sócrates em prisão preventiva!



"Vou-lhe explicar mais uma vez: ..."

"Porreiro, pá!"


Medidas de coacção

O País está em suspenso. São cerca de 20 horas e 10 minutos e estamos há horas à espera que sejam proferidas as medidas de coacção a José Sócrates e restantes companheiros de interrogatório.

Sabemos, ou melhor, imaginamos, que estas coisas têm tempos muito próprios. Que há silêncios delirantes, que há quebras propositadas, que há avanços e recúos, que ora se interroga, ora se escuta, ora se ficará, supostamente, em indagações interiores que se não verbalizam... É, isto não se processa à velocidade da comunicação social que se agita febril na ânsia de ser o primeiro, ou primeira a dar a notícia ao mundo. É, não há outra forma que não seja aguardar, aguardar e aguardar...

"Mea Culpa"

Num 'Post' de 22 do corrente e sob o título "Sr. Nuno Crato seja digno. Vá-se embora!", quero reverter o sentido do último parágrafo, anulando-o por completo, já que o sr. Ministro a Educação em declarações hoje proferidas, num pólo escolar que veio visitar à cidade de Espinho, declarou, categóricamente e, sem nenhuma dúvida que, os professores que o ano passado fizeram a prova de avaliação e obtiveram aprovação, não necessitarão de a fazer este ano. Muito bem, um pouco de bom senso que muito me apraz registar e que saúdo efusivamente.

Quanto ao conteúdo restante do mesmíssimo 'post', mantenho e reafirmo tudo o que lá deixei dito!

22 novembro, 2014

Subvenções a ex-políticos - houve vergonha!

PSD e PS deixaram caír a sua primitiva ideia de repôr as Subvenções Vitalícias a ex-políticos.

Depois de um Fórum da "TSF" em que 96% dos Portugueses se manifestaram bem contra a reposição de tal crime de lesa pobres, eis que os correlegionários de ambos os partidos do arco do poder, em reuniões até altas horas da madrugada, se decidiram ter algum decôro, alguma vergonha, algum pudor e decidiram-se por não levar adiante uma medida que a ser aprovada, seria de uma gritante injustiça para com todos os pobres, todos os esfomeados, todos os sem abrigo e cerca de 400.000 portugueses que não têm sequer direito a qualquer subsídio de desemprego ou de inserção, quanto mais a mordomias vitalícias para quem detém boas reformas, boas aposentações, bons subsídios de reinserção para regressarem ao trabalho, quando cessam funções na política ou em cargos públicos. Haja vergonha. Houve vergonha! A bem de uma maioria de portugueses que jamais lhes perdoaria! 

Pensamento do Dia

Sorri, sorri  sempre. Só assim, poderás obter dos outros um sorriso, também.

Desemprego e fome a baixar? Mentira!

Cai o Desemprego em Portugal, dizem os analistas, os políticos e o Instituto Nacional de Estatística. Que frágil é esta afirmação, quando se fala na requalificação de centenas de funcionários públicos e quando se constata que o número de desempregados se refere a épocas, que pela sua sazonalidade, podem enganar os mais incautos.

É natural que nos meses de Verão haja alguns milhares de jovens no desemprego que consigam encaixar-se no negócio da restauração, nomeadamente, bares de praia, esplanadas e afins. Mas, é um facto que a chegada do Outono, e mais própriamente do Inverno, faça cessar tais ocupações.

Do que falamos acima, também não é de excluír o desaparecimento das listas de desemprego de todos aqueles que passaram a ter emprego(?!), é verdade, mas um emprego absolutamente miserável, como é o caso de alguns milhares de professores. Veja-se o que se passa com os professores AEC (Actividade de Enriquecimento Curricular) a quem foram atribuídos pelas Autarquias, horários semanais de 3, 4, 5, 6, 7, 10 horas, repito: horas semanais! Chamar a isto emprego... (com ganhos de 150, 200, 300 Euros/mensais) é, no mínimo, insultar a nossa inteligência.

É com estes, também, que o Ministro Mota Soares (que chegou de Vespa no seu primeiro dia de trabalho à Assembleia, mas que se perdeu algures...) conta para baixar os números do Desemprego em Portugal. Exigimos: parem de nos chamar estúpidos!

Até quando nos vão roubar assim?


QUE DESPUDOR, QUE FALTA DE TUDO!

Sócrates aderiu a dois perdões fiscais que ele próprio implementou nos seus Governos de 2005 e de 2010.

EM VEZ DE PAGAR AO FISCO 50% DOS VALORES EM CAUSA, FICOU-SE (À CUSTA DOS PERDÕES!) PELOS 5%!

Uma forma de extorsão (para não utilizar um adjectivo mais pesado) miserável, dos dinheiros públicos de todos nós!

Sr. Nuno Crato seja digno. Vá-se embora!

Vem aí mais um momento de profunda vergonha!
O sr. Ministro da Educação, Nuno Crato, marcou mais uma "PAC" para professores contratados com tempo de serviço inferior a 5 anos. Que vergonha, meu Deus!

E, vergonha por várias ordens de razões, a saber:

Prova para professores contratados? Não será mais lícito dizer: prova para professores desempregados?

Prova para professores com menos de 5 anos de tempo de serviço? Então e os outros, são mais professores que os primeiros?

Prova de conhecimentos? Para se ser professor há que ser Licenciado e ter-se a Profissionalização feita. Estamos a duvidar dos professores, ou das Faculdades e ESE's (devidamente reconhecidos pelo MEC) para administrarem os cursos em que se formaram? Então a lacuna estará nos professores, ou nos Estabelecimentos de Ensino autorizados (Lembram-se da Independente e de Sócrates')?

Pagamento de provas, mais uma vergonha!
Se, na grande maioria estamos a falar de professores desempregados, qual a justiça de cobrar por essa ignóbil prova?

Mais uma pergunta: que outra classe profissional é sujeita a este vexame?
Já sabemos que toda a gente diz que, na sua área específica, "sou todos os dias avaliado", não importa se pelo encarregado, se pelo chefe, se pelo director ou, se pela mulher a dias (com todo o respeito que esta última classe social me merece). Tudo isto é falso! Ninguém dos acima mencionados, volta a sentar o traseiro numa cadeira de Escola e faz um teste escrito de x tempo que é avaliado pelos seus iguais(senão até, por alguns que cristalizaram no tempo, e quanto a competências: "Oh mon Dieu!"

Estou sempre a tentar entender este homem que desde os tempos do "Prós & Contras", onde esteve presente algumas vezes, sempre me pareceu inteligente, esclarecido, bem formado. O problema é a política: quando vestem essa pele, ficam insensíveis, mentecaptos, acéfalos e muitas vezes, teimosos até à burrice.

UMA ÚLTIMA PERGUNTA:

QUEM FEZ A PROVA NO ANO PASSADO E TEVE PERCENTAGEM QUE RONDA O EXCELENTE, VAI TER QUE VOLTAR A FAZÊ-LA PORQUÊ? FICOU BURRO DO ANO PASSADO PARA ESTE?

Por tudo isto, tenha vergonha e vá-se embora!


Educação, precisa-se!

Há dias fui à Baixa.
Estacionei num parque de "shopping", para evitar males maiores, e lá fui à minha vida, tratar de umas coisinhas.
Como tinha parqueado nas catacumbas, ou seja, no piso -3, há que pressionar botão de elevador. Da coluna de cimento onde estão instalados os "sobe e desce", eis que se escuta uma gritaria, uma grande algazarra.
De súbito o elevador chega ao meu piso e abre a portinhola. Lá dentro três meninas na casa dos 12-13 anos, cantavam a plenos pulmões por cima de uma qualquer musiqueta que grasnava de um 'smartphone' que uma delas levava na mão.
A minha entrada e a da minha mulher naquele cubículo em nada alterou aquele vozear apopléctico daquelas três e, assim sendo, fizemos a ascensão até ao piso do solo remirando aquele estado de extâse endiabrado em  que as jovens nos ignoraram em absoluto.
Chegados ao piso 0, três rapazolas a rondar os 15-16 anos irrompem elevador adentro, gerando desconforto nas saídas minha e da minha mulher, não olhando a nada nem ninguém, sem regras, "sem rei nem roque".

É de casa, é do Lar, é dos Pais e Avós que têm que vir os valores da educação, tais como: respeito pelos outros, postura social, dever moral de escutar para se ser escutado, disciplina, humildade, verdade para que se possa disfrutar da vida em plena Liberdade. Enquanto tal não acontecer, enquanto dissdermos aos nossos meninas e meninas que podem tudo, estamos a conceber uma sociedade bruta, mal criada, indisciplinada, sem regras e sem metas. Que pêna que assim seja!

Poupar Electricidade e Gás



Está na hora de mudar!

O ano de 2015 é o limite para que todos os consumidores passem para o mercado liberalizado e abandonem o actual regime de mercado regulado. Este último - para aqueles que ainda não mudaram -, é mais caro que o liberalizado e a "ERSE" - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, vai procedendo ao aumento das tarifas trimestralmente de forma a "empurrar" os consumidores para fora deste mercado.

Se ainda não mudou, o 'link' acima dá-lhe algumas dicas do que fazer e como fazer. É simples, não custa nada!

José Sócrates, enfim, o Juízo!


No link acima e numa notícia da Rádio Renascença, descrevem-se, sumáriamente, as últimas passadas do sr. engº. José Sócrates.

Grande aparato noticioso o de ontem à noite, com todos os meios de comunicação social a noticiar a detenção para interrogatório do ex-Primeiro Ministro.

Surpresa? Não, não posso dizer que esteja de boca aberta! Era algo que o meu subconsciente aguardava há meses infindos. É que num País de direito como se pretende que o nosso seja, a Justiça deve estar acima de todos os personagens do nosso extracto social, por mais influente que este ou aquele possa ser. Ainda bem, para sossego de todos nós que a Justiça está no terreno e não olha a nomes, cargos ou influências. Só é pena - e isso já não é culpa da Justiça -, que a nossa legislação permita recursos e mais recursos das sentenças de tribunal que perpetuam, por anos e anos, às vezes mais de uma década, a execução das penas de cadeia.

Roguemos daqui a quem pode: ALTERE-SE E AGILIGE-SE A LEGISLAÇÃO DESTE PAÍS PARA QUE, DE UMA VEZ POR TODAS, QUEM DEVE SER CRIMINALIZADO O SEJA, SEM O RISCO DE PRESCRIÇÃO DAS CONDENAÇÕES E UM MERO "ASSOBIAR PARA O LADO" DOS CULPADOS

20 novembro, 2014

Já nada nos admira...

INQUALIFICÁVEL!...

Dois políticos (dos tais que querem subvenções vitalícias) deram um espectáculo absolutamente degradante daquilo que são, e não do que deveriam ser. Já vimos parlamentares à estalada noutras repúblicas, mas é algo que não imaginamos nos possa acontecer. Pois bem, as coisas estiveram feias, bem feias e há que confessá-lo, o Secretário de Estado Paulo Núncio ainda assim, aguentou a pé firme, com um sorriso de indisfarçável desassossego perante a posição do seu opositor, nada mais nada menos, que o Presidente da comissão parlamentar à qual o primeiro respondia.

Se o desejar, veja o vídeo clicando no 'link'

Subvenções Vitalícias, que asco!

HAJA VERGONHA!

José Lello (PS) e Couto dos Santos (PSD) vieram a terreiro defender a eliminação da suspensão das Subvenções Vitalícias a ex-Deputados no exercício de cargos públicos. Esta gente prepara-se para alterar o OGE para 2015 introduzindo-lhe esta matéria, esta alteração para proveito próprio. Que vergonha, que desfaçatez, que impudor, que falta de ética a destes "malandros" que auferem rendimentos chorudos, que dispôem de mordomias, que não têm comparação com nenhuma outra classe profissional, quererem retomar regalias que não merecem e que, acima de tudo, o País em crise e endividado tal como está, não tem hipóteses de pagar.

Enfermeiros, designers, engenheiros, arquitectos, professores, para só falar em alguns dos mais habilitados, não podendo, nem devendo, esquecer tantos trabalhadores indiferenciados, estão à mingua, sem trabalho, sem subsídios "especiais de corrida", como as subvenções ou as indemnizações para reintegração no mercado de trabalho. Que quer esta gente senão afrontar a fome e a miséria dos que neste momento, vivem na mais absoluta penúria? Tenham vergonha!

10 novembro, 2014

Legionella - O que há que saber!

PERGUNTAS CRUCIAIS SOBRE A LEGIONELLA

São onze questões particularmente importantes sobre este surto que nos está a atingir e as respectivas respostas, que ajudarão a controlar os temores que se vão instalando. É bom que não deixemos que o pânico possa invadir o nosso dia-a-dia

Legionella, essa praga!

LEGIONELLA CAUSA PERDA DE VIDAS EM PORTUGAL

Súbitamente, eis-nos frente a frente com um novo problema de saúde grave. Depois da preocupação de há algumas semanas atrás - Ébola -, que lançou o pânico, um pouco, pelos quatro cantos do mundo, uma vez mais, o medo entra-nos vidas adentro, ameaçando a nossa saúde e paz de espírito.

Vila Franca de Xira parece ser o local onde a bactéria começou por aparecer, havendo já doentes internados em várias zonas do País. No entanto, todos estes doentes têm um ponto em comum: estiveram ou, são naturais daquela cidade ribatejana.

Se quiser ficar a saber o essencial do que é e de como se transmite esta bactéria, dê uma clicada no 'link' acima.




07 novembro, 2014

Pires de Lima em descompensação






Triste figura a deste Senhor dr., Ministro da Economia de Portugal, ex.Presidente duma companhia nacional de cervejas, que a julgar pelo desempenho em plena Assembleia da República, deverá ter misturado a vacina da gripe com um digestivo qualquer pós-almoço. Infelizmente, a pasta da Economia teve nos últimos tempos dois cavalheiros que devem frequentar uma qualquer formação para palhaços de baixa craveira.

02 novembro, 2014

IVA Pornográfico


Em Espanha um bilhete para ir ao Teatro paga 21% de Iva, enquanto que uma revista pornográfica paga apenas 4%! Espantado, boquiaberto?, pois é, nós também!

Uma Companhia de Teatro espanhola pensou-a bem: os ingressos para que o público possa assistir ao seu espectáculo, deixaram de ser meros papelinhos impressos e foram trocados pela aquisição de uma qualquer revista porno que confere o direito, após ser apresentada à entrada do teatro a assistir ao show. Assim se contorna com mestria, a inteligência pacóvia do legislador ou dos políticos que decretaram taxas de imposto, absolutamente vergonhosas, sobre  a Cultura do intelecto e a do corpo.

Os futuros espectadores - a peça de Calderón estreia a 25 de Novembro, em Madrid -, terão de se identificar e assinar um documento onde se declara estarem a fazer um donativo. Em simultâneo, a companhia propõe-se colaborar num estudo sociológico em que se indague como é possível que, num país europeu e evoluído como a Espanha, se verifique tal aberração no que concerne à cobrança de taxas do Iva nestas duas áreas da Sociedade.

Lovers on the Sun



Grande tema este de David Ghetta. Vale bem a pena "ganhar" uns minutos de puro prazer escutando este tema.