29 junho, 2025

A morte tem rosto

Benjamin Netaniahu, Primeiro Ministro Israelita está a cometer a loucura da sua vida...

De parceria com os Estados Unidos, escorraçaram os elementos das Nações Unidas que se encontravam no terreno a providenciar a chegada de alimentos ao Povo Palestiniano e criaram postos de entrega, controlados por soldados Israelitas que, ao que parece têm estado a disparar sobre a multidão esfomeada, tendo já feito centenas de mortos entre todos aqueles, que mais não queriam que uma tigela, uma bacia de cereais para alimentar os seus filhos.

Os guerrilheiros do Hamas a 7 de Outubro de 2023 cometeram uma atrocidade hedionda e ficaram com as mãos cheias de sangue de tanta gente inocente. A partir daí, Israel deu um correctivo forte e justificado nos homens do Hamas, mas o que deveria ser auto defesa e olho por olho, dente por dente, está transformado numa mortande, num genocídio sem precedentes que parece não mais ter fim. Já chega!!!

Vieram agora soldados Israelitas admitir a meios de comunicação do País, terem recebido ordens superiores para disparar sobre a multidão de civis que procura alimentos para matar a fome. É por demais evidente, que a ser verdade, estamos na presença de um crime miserável em que Netaniahu está transformado no açougueiro, num dos mais vis seres humanos à face da Terra.


Ainda há flores!...

A vida, no seu todo, não está fácil. É complicado o dia-a-dia, é traumatizante lidar todos os dias com gente mal disposta, mal encarada, mal educada, até!

O mundo está em pantanas. A guerra está um pouco por todo o lado. A Sociedade está cada mais fragmentada e polarizada. A população está cada vez mais empobrecida e entregue nas mãos de um qualquer destino, que num ápice, nos pode levar do bem estar à desgraça mais pungente.

A vida de um Professor, também ela está sujeita a uma série de vicissitudes, que vão desde o lado certo da barricada, até à outra banda, até ao canto mais obscuro em que grassam a falta de respeito, a indisciplina, o "bullying", a violência, a mais absoluta falta de ética e moralidade de uns para com os outros e de cada um para com todos.

A Casa, os Pais, os Avós, os progenitores, a Educação que deve vir de dentro das quatro paredes da Família, continua a ser uma mera miragem e cada vez mais, aquela acha que fazer filhos está muito bem, mas cuidar deles e providenciar para que cresçam e se desenvolvam de forma harmoniosa para que sejam o "amanhã", o garante de continuidade das regras estabelecidas, isso aí já é uma outra conversa e grande parte dos Pais do hoje, acha que a Escola e  todos os que a constituem - Professores e Auxiliares Educativos - "que os aturem, que os eduquem, que os aguentem..."

Claro está que há sempre, felizmente, aquelas raras excepções que ainda dão alento e vontade de continuar esta luta sem quartel que é ser Professor, que é ser Auxiliar de Educação. O Pessoal está exausto, o pessoal está em "burn out" na maioria dos casos, e não se vislumbra quem de uma vez por todas, ponha cobro a este estado de coisas absolutamente miserável.

As tais "flores" de que falamos acima são aquela minoria - infelizmente, são uma minoria! -, de meia dúzia de Meninas e de alguns poucos Meninos que se despediram dos Professores no passado dia 13 deste mês com uma lágrima furtiva no canto do olho, daqueles que até apetece - nas palavras de uma Professora - "levar connosco para nossa casa", tal a ternura, tal o aproveitamento, tal a humanidade de que são feitos. Grande trabalho o destes Pais destas Meninas e Meninos que estes sim, estão a fazer tudo o que deve ser feito para que os seus filhos venham a ser a breve trecho, bons e valiosos Portugueses capazes de levar a Portugalidade mais longe.

Estão em vias de extinção, mas... "ainda há flores neste jardim"!

14 junho, 2025

Guerra de claques, cadeia!

Há dias houve um jogo na modalidade de hóquei em patins, entre o Sporting e o F.C. do Porto, jogo esse  disputado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

No final do encontro, vários elementos da claque Portista, são selváticamente atacados por homólogos da claque Sportinguista, que lançaram, após terem partido os vidros da viatura, artefactos pirotécnicos incandescentes que explodiram dentro do habitáculo do carro, provocando lesões graves em dois dos ocupantes. É o impensável, o inimaginável! Aqueles energúmenos puseram em risco a vida daqueles elementos afectos ao clube  Nortenho, e tudo isto, por uma simples "tigela de lentilhas", já que se não vislumbra qualquer outro motivo para este destilar de fel malévolo, que não seja, uma qualquer vulgaridade que habita naquelas cabeçorras descerebradas.

Foram presentes a Juiz, três dos vários que atacaram o carro, e este atribuiu-lhes como medida de coação a prisão preventiva. Ainda bem! Estão no lugar adequado, e oxalá lá fiquem por muito e bom tempo.

13 junho, 2025

Israel "com tudo" no Irão

Israel lançou um ataque poderoso, através de 200 caças ultra armados, contra o seu arqui-inimigo, o Irão.

Infelizmente, o Mundo teme que tal investida não ficará sem resposta por parte dos Iranianos, o que a confirmar-se, porá a região do Médio Oriente no olho do furacão de todas as preocupações.

Já não nos chegava o conflito Rússia-Ucrânia, a devastação que Israel está a levar a cabo na Faixa de Gaza contra o Povo Palestiniano e, eis que, surge mais um foco de belicismo puro que pode conduzir este maltratado Planeta para um estado de devastação tal, que não há tratados ambientalistas por mais que se apregoe a desgraça das alterações climáticas, que resista a tamanhas atrocidades que estão a ser cometidas, não só contra a Humanidade, mas, e também, contra o meio Ambiente.

O Homem, este animal que somos, supostamente, inteligente, pensante, lógico, não passa de uma fera bruta e enfurecida que tudo leva na frente, tornando-se no mais perigoso e letal de todos os seres vivos que compõem o mundo animal. Como lamento e que vergonha sinto, de fazer parte do grupo desta horda de hienas raivosas.

12 junho, 2025

Hoje, o dia em que tudo aconteceu!...

Neste12 de Abril do ano da graça do Senhor de 2025, eis que aquilo, por que há tanto tempo se ansiava, aconteceu. Finalmente! 

Depois de 25 anos de esforço indómito, de luta incansável, de sofrimentos mil, de ordem física, psíquica, moral e intelectual, eis que chegou o prémio, que não é de consolação, não é de gáudio profundo, não é aquilo que, por  mais que tentemos, não encontramos as palavras certas para fazer a sua descrição. Aconteceu e pronto! A vida chegou de supetão, deixou-nos como que algo anestesiados durante um largo hiato de tempo...

Doravante, há uma data de coisas que se alteram drasticamente. Acabaram-se as incertezas - será que acabaram mesmo? - e entra-se, em definitivo, numa nova fase pautada por outros valores, conduzida de outra maneira. vivida de forma diferente, sem margem para dúvidas!

Para trás ficam anos de incerteza, ficam anos de ansiedade, ficam montanhas de problemas que se foram amontoando e que deixaram marcas profundas na personalidade, na forma de ser e de estar perante a vida e todos os outros que nos rodeiam, que vivem nas nossas cercanias.

O Amanhã parece agora, mais risonho, mais garantido, mais tranquilo. Vivamos pois, o dia-a-dia o mais intensamente que pudermos e soubermos. 

03 junho, 2025

Ucrânia - osso duro de roer

Os Ucranianos infligiram uma pesa derrota na frota de bombardeiros estratégicos da Rússia, máquinas de guerra com capacidade para transporte e lançamento de bombas nucleares. Foram 41 destas fortalezas voadoras que os Russos viram ser destruídos de forma cirúrgica, através do ataque a bases aéreas onde aquelas aeronaves se encontravam estacionadas. Foi um rude golpe, foi pesado, é substancial em termos financeiros - segundo a imprensa Inglesa, são 7 biliões -, e no enfraquecimento do poderio bélico do sr. Putin e seus acólitos.

Já hoje, soube-se pela imprensa que os Ucranianos, mais uma vez de forma cirúrgica, atacaram a ponte de cerca de 9 kms que liga a Península da Crimeia ao território Russo. Não há dúvida! Mesmo sem grandes ajudas do Mundo Ocidental, nomeadamente, dos Estados Unidos, a Ucrânia "bate duro" na besta Russa e obriga-a a ponderar com mais cautela o que fazer e, como fazer, para suster os bravos Ucranianos. Grande Povo, sem dúvida!

Musk vs Trump...

Elon Musk considera o actual momento do Orçamento Norte Americano como uma "abominação repugnante"... Donald Trump ignora em absoluto tal postura! Meu Deus, como eles já foram tão amiguinhos e como já estão de candeias às avessas.

Não restavam dúvidas a quem tenha um mínimo de capacidade cerebral, de que tal "divórcio" entre estas duas comadres era só uma questão de tempo. Estava escrito nas estrelas! Não era possível, que a maluqueira que habita nos sótãos daqueles dois cavalheiros, fosse conciliável, fosse confiável, pudesse ser duradoura e dar frutos de que a Humanidade pudesse colher uma qualquer bem feitoria. Não! Não era possível, dali e, em conjunto, só podem advir mal feitorias, coisas desconexas, desconcertantes e nada abonatórias daquelas duas individualidades.

Haverá mais episódios daquele descalabro, como existirão razões mais que suficientes para que os Norte Americanos que elegeram Trump se venham ainda, a arrepender amargamente.

02 junho, 2025

PSG e o caos!...

 O Paris Saint-Germain, vulgo PSG, venceu a Liga dos Campeões Europeus, prova cujo titulo perseguia afincadamente desde há alguns anos a esta parte. A seus pés caiu o Inter de Milão, clube da alta roda Europeia e detentor de três títulos daquela competição, que desta vez não teve alternativa e sucumbiu a um clamoroso 5-0, resultado sempre humilhante para equipas de alto gabarito e de potencial similar.

Mas, o mais inquietante não é tanto um jogo de futebol, uma vitória numa final europeia, mas todo o caos que se gerou em várias cidades francesas, com particular incidência na capital, Paris. Ainda o jogo não havia terminado e já grupos de adeptos do clube parisiense lançavam o inferno nas ruas, avenidas e praças da capital, lançando a mais diversa pirotecnia, com "cocktails molotov" à mistura, destruindo montras de lojas e saqueando a esmo, lançando o fogo a viaturas estacionadas que arderam até à destruição total, atacando ferozmente o corpo policial destacado para estancar esta hemorragia mental da mais pura raiva, ou de pura alienação cívica e cultural que precisa de medidas drásticas e contundentes, antes que seja tarde de mais. 

O futebol, esse desporto rei que gera tantos sorrisos de alegria, ou lágrimas de frustração, quer se ganhe ou perca, não pode nem deve ter nas bancadas, ou nas cercanias dos estádios, estes elementos que parecem saídos de jaulas e que, em número significativo mais não são que manadas acéfalas que fazem perigar a vida e os bens de todos os outros. Há que gritar um "basta" a todos estes idiotas que muito se assemelham a meros bandidos.